A prefeitura de Dourados decretou situação de emergência por causa da dengue, com isso o município espera ter mais recursos do estado e do governo federal para ajudar no combate ao mosquito.
Segundo a prefeitura, o município recebe um milhão e meio de reais do governo federal e quinhentos mil do governo estadual para área da saúde, com o decreto, espera receber mais recursos para combater a epidemia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o começo desta semana, a cidade já registrou 1450 notificações, 477 pessoas tiveram doença e três pessoas morreram — Foto: TV Morena/Reprodução
Poças d'água no meio da rua, moradores do bairro Harryson de Figueiredo dizem que essa é uma cena bem comum no local. A preocupação é que mais pessoas adoeçam com a epidemia que se instalou na cidade. A auxiliar de produção Keila dos Santos, diz que a conscientização é importante.
“Enquanto a população não se dispor a manter o mosquito afastado, mais pessoas vão adoecer”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o começo desta semana, a cidade já registrou 1450 notificações, 477 pessoas tiveram doença e três pessoas morreram. Ainda segundo a Secretaria, a cidade registrou casos de dengue em mais de 150 bairros, o que representa mais de 70 por cento da cidade. A incidência é superior a 300 notificações por 100 mil habitantes, números que fizeram a prefeitura decretar situação de emergência.
A cidade registrou casos de dengue em mais de 150 bairros, o que representa mais de 70 por cento da cidade — Foto: TV Morena/Reprodução
De acordo com secretária de saúde do município, Berenice Oliveira, o decreto vai ajudar ainda na convocação de profissionais para atuar em ações de combate ao mosquito.
“ O decreto vai ajudar na convocação de mais 15 agentes de endemias que fizeram o último concurso, além de custear os valores das unidades de saúde que estão abertas a noite”.
Os recursos deverão estar disponíveis após que a prefeitura de Dourados enviar relatórios dos gastos para os governos federal e estadual.