No boletim epidemiológico Covid desta segunda-feira (06) Mato Grosso do Sul registrou 89 novos casos de Covid e um novo óbito no Estado. As novas infecções foram registradas em maior quantidade nos municípios de Campo Grande (26), Dourados (12), Sidrolândia (9), Corumbá (8), Aquidauana (6) e Naviraí (5). A média móvel de casos está em 81,6.
Sobre a taxa de contágio que foi de 0.86 para 0.88, o secretário de saúde, Geraldo Resende afirmou que isso é um alerta mesmo que seja um pequeno acréscimo. “Significa que há uma taxa de contaminação ainda bastante alta, isso mostra a persistência da doença no nosso Estado”.
Um novo óbito, ocorrido em Sete Quedas no dia 3 de dezembro foi registrado neste início de semana, elevando para 9.689 o número de vítimas da doença no Estado. Atualizada, a média móvel de mortes está em 1,1, e a taxa de letalidade em 2,6%.
O Estado conta com 995 casos ativos da doença, sendo 949 em isolamento domiciliar e outros 46 pacientes ocupando um leito hospitalar. São 21 em leitos clínicos e 25 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva.
A taxa de ocupação global de leitos SRAG/COVID por macrorregião registra elevação apenas em Dourados com 69%. Em Campo Grande está com 52% e na de Três Lagoas 37%, representando redução no comparativo com boletins anteriores. Na macrorregião de Corumbá a ocupação é de 35%, porém sem nenhum leito com paciente confirmado ou suspeito de Covid.
Os dados indicam que existem 5 testes em análise no Lacen e laboratórios parceiros, e outros 252 casos sem encerramento pelos municípios.
A semana epidemiológica n° 48 que compreende o período de 28 de novembro a 4 de dezembro, terminou com 687 casos novos, 625 recuperados e a confirmação de 7 óbitos.
O detalhamento do boletim epidemiológico apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira, 6 de dezembro, pode ser conferido aqui.
Por Mireli Obando, Subcom