Com um alto número de desabrigados, as buscas de resgate no litoral norte paulista continuam nesta 2ª feira (20.fev). Até o momento, ao menos 36 pessoas morreram, segundo balanço do governo de São Paulo. O município mais atingido foi o de São Sebastião, que registrou 35 mortes após os temporais e está em estado de emergência decretado pelo governo federal.
O governo também deve estender o estado de emergência para outros cinco locais: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, que já foram apontadas como de necessidade de apoio pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de mais chuvas ao longo do dia.
Operações de resgate contam com a participação de mais de 500 pessoas. E o litoral paulista recebe, nesta 2ª, a comitiva presidencial. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a região nesta manhã e deve, ao longo do dia, anunciar medidas de apoio. O município foco é o de São Sebastião, onde casas também desabaram - foram 50.
Segundo informação mais recente divulgada pelo governo de São Paulo, mais de 1730 pessoas estão desalojadas e 766 desabrigadas. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, pelos menos outras 40 pessoas estão desaparecidas.
Comitiva de Lula
O presidente está acompanhado de ministros na cidade de São Sebastião. Na comitiva também estão os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o chefe da Secretaria de Comunicação Social da presidência, Paulo Pimenta.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também estava anunciada para a comitiva, mas acabou permanecedo no Guarujá (SP), por dificuldade de locomoção. No local, ela visita um dos centros de acolhimento montados pela prefeitura para apoiar famílias afetadas por chuvas. Tebet também se encontrará com o prefeito Válter Suman (PSB).
Tragédia
Um temporal provocou deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos no litoral paulista. Casas e carros ficaram completamente destruídos. Um bebê, de nove meses, morreu no bairro de Camburi. As autoridades ainda não divulgaram as circunstâncias da morte dele. Em Boiçucanga, uma mulher de 35 anos morreu soterrada.
Em Ubatuba, uma pedra se soltou de uma encosta e atingiu uma casa provocando a morte de uma criança de sete anos. Em Ilhabela, a enxurrada arrancou uma parte do asfalto e veículos que estavam estacionados na avenida da praia acabaram despencando na areia.
Vários pontos da rodovia Rio-Santos precisaram ser bloqueados por conta dos alagamentos e quedas de barreiras. As autoridades orientam que os motoristas busquem rotas alternativas, mas algumas pessoas estão ilhadas.