Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024

DATA: 24/04/2023 | FONTE: SBT News "Abril Vermelho": MST invade mais 3 fazendas na Bahia Integrantes do movimento desocuparam área de preservação ambiental e pesquisas da Embrapa, em Pernambuco
MST promove, desde o início do mês, uma série de invasões a propriedades na mobilização "Abril Vermelho" | Reprodução/MST-BA

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram, neste domingo (23.abr), mais três fazendas na Bahia. O MST alega que se tratam de "latifúndios improdutivos" que, portanto, não cumprem com a função social definida pela Constituição Federal. A ação faz parte da mobilização conhecida como "Abril Vermelho".

De acordo com o movimento, cerca de 118 famílias voltaram a ocupar uma fazenda em Guaratinga, no sul do estado. Outras 200 famílias passaram a ocupar uma propriedade no município de Jaguaquara, no sudoeste baiano. A terceira ocupação, neste fim de semana, aconteceu em Juazeiro, no norte da Bahia.

Mais cedo, um grupo que ocupava, desde o último domingo (16.abr), a área de preservação ambiental e pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Pernambuco, deixou a região. Segundo a Polícia Militar, os invasores migraram para um acampamento provisório montado em uma área vizinha.

As invasões promovidas pelo "Abril Vermelho" têm sido criticadas pelo Governo Federal. Contudo, enquanto o MST pressiona o Planalto por ações efetivas em favor de uma reforma agrária, o Executivo argumenta que só avançará com as medidas se houver a desocupação das áreas invadidas.

 

Na semana passada, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, condenou as ações do movimento. "Não é a melhor forma de lutar por qualquer coisa. Eu condeno toda atitude que possa atrapalhar a produção. Temos outros instrumentos melhores e mais efetivos para as bandeiras que podem ser levantadas, para a conquista desses interesses", declarou o ministro, na última 4ª feira (19.abr).

 

 

 

 

 

 

Por SBT Brasil

 





16/05/2024 Casal viaja 60 km a pé para pagar promessa pela vida da filha após perderem 4 crianças: 'no tempo Dele'
16/05/2024 Governo federal importa arroz e promete quilo a R$ 4, mas MS fica fora da lista
16/05/2024 Aeroporto de Porto Alegre está fechado por tempo indeterminado
15/05/2024 Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player