A Copasul lamenta profundamente o falecimento de Luiz Kodama, nº 11 entre os 27 fundadores da cooperativa. Kodama-san nos deixou aos 74 anos, na madrugada da última quarta-feira, dia 09, em São Paulo.
Luiz Tokio Kodama, fundador da Copasul - Reprodução
Nascido em 12 de julho de 1949 em Flórida Paulista-SP, Luiz Tokio Kodama era filho de outro fundador da Copasul, Sakae Kodama, e de Tatsuko Kodama. Sua jornada o trouxe às terras sul-mato-grossenses, onde sua presença teve um impacto notável na história política de Naviraí. Como vereador, Kodama-san desempenhou um papel crucial na exploração dos potenciais socioeconômicos da região, enriquecendo sua comunidade.
Seu espírito empreendedor também marcou o comércio local, sendo o fundador do Posto Ipiranga, um dos primeiros postos de combustíveis da cidade. Além disso, sua família se destacou como participante ativa no comércio da região.
Participante fundamental na história do cooperativismo de Mato Grosso do Sul, Kodama-san juntou-se ao seu pai em 16 de dezembro de 1978 para ajudar a fundar a Copasul. Eles atuavam como produtores de algodão e amendoim na Fazenda Guassú, uma propriedade de 121 hectares em Iguatemi.
O envolvimento de Kodama com a comunidade também se estendeu à Associação Nipo Brasileira de Naviraí-MS (Anibran). Como entusiasta e praticante, juntamente com sua família, ele promoveu os valores esportivos do beisebol e softbol, que fazem parte da essência da cultura japonesa na cidade.
“Ele contribuiu tanto para a colônia nipo brasileira, como para a Copasul e para a sociedade naviraiense”, recordou Gervasio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da cooperativa.
O legado de Luiz Tokio Kodama permanecerá vivo através de sua esposa, Tereza Satie Makibara Kodama, bem como seus três filhos e dois netos.
Ele foi sepultado sexta-feira(11), às 11h, no cemiterio da cidade de Naviraí, o local onde construiu com dedicação sua trajetória pessoal e profissional.