Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024

DATA: 16/09/2023 | FONTE: campograndenews Sem terreno disponível no interior, Capital terá 3 novos presídios na Gameleira Tratativa iniciada com Nova Andradina não progrediu e Estado decide construir unidade em complexo
Corredores da Gameleria II inaugurada em 2021, que fica no complexo de presídios em Campo Grande (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Campo Grande caminha para ter um super complexo penitenciário com a previsão de ampliar para mais três unidades prisionais no Complexo Gameleira. Após a visita do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, há duas semanas e o recurso disponibilizado nesta sexta-feira (15), a decisão foi anunciada pelo Governo do Estado. 

Dos quatro presídios anunciados no valor de R$ 60 milhões, o governador Eduardo Riedel (PSDB) havia confirmado a construção de dois na Capital e um em Jardim. Uma outra unidade era estudada para Nova Andradina.

Mas, segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), não foi encontrado um terreno disponível para doação, com instalação de água, energia elétrica e esgotamento sanitário com capacidade para atender a demanda de um presídio para quase 500 pessoas.

“Dessa forma, serão construídos mais três presídios no Complexo da Gameleira e mais um em Jardim”, confirmou a assessoria de imprensa. Ao todo, serão 1,6 mil novas vagas.

A definição foi anunciada após a consulta do prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, a lideranças e setores da sociedade. Ele levou o veto da população para a construção de unidade prisional para o Governo do Estado.

“O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, posicionou-se contrário ao termo de pactuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Governo do Estado, que inclui o município de Nova Andradina, no projeto de expansão do sistema penitenciário do Estado”, destacou a assessoria de imprensa do município. 

 

 

 

Por Gabriela Couto 





19/04/2024 Projeto Tembiaporã: Che Añekambia; promove resgate cultural e profissionalização de indígenas encarcerados na Penitenciaria de Naviraí
18/04/2024 Ações na Penitenciária de Dourados promovem inclusão e respeito à identidade indígena
02/04/2024 Robinho passa a dividir cela de 8 m² com outro preso
16/03/2024 Zinho e comparsa são transferidos do RJ para o presídio federal de MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player