Um paranaense de 25 anos foi detido hoje (8) em Mundo Novo, a 475 km de Campo Grande, por tráfico internacional de animais silvestres. Ele foi flagrado transportando nove filhotes de aves que afirmou ter comprado no Paraguai. O caso foi descoberto por funcionários da Receita Federal, que acionaram policiais militares ambientais.
Abordado no posto da Receita Federal, o homem disse que trazia as aves de Paloma, no Paraguai, para vender em Nova Aurora (PR). Os cinco filhotes de maritacas e quatro filhotes de galo-de-campina que estavam dentro de vasilhas de sorvete e em uma gaiola de tela foram apreendidos.
Levado para a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo, ele foi autuado por crime ambiental e pode pegar de seis meses a um ano de detenção. Além disso, foi multado em R$ 19.800.
De acordo com a PMA, as aves serão encaminhadas à Fazenda Green Farm CO2 Free, em Itaquiraí, onde receberão atendimento veterinário e ficarão à disposição de técnicos do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Capital.