Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024

DATA: 25/01/2018 | FONTE: G1 MS “Operação Again” - Polícia Federal e CGU fazem em MS operação contra desvio de dinheiro público em hospitais egundo a PF, grupo fraudava licitações, desviava materiais, aceitava produtos com qualidade inferior e dificultava trabalho da CGU.
Polícia Federal no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, MS (Foto: Ariovaldo Dantas/TV Morena) / Ilustração gráfica Caribel News

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União fazem nesta quinta-feira (25) operação contra desvio de dinheiro público através de fraudes em licitações dos hospitais Universitário e Regional, em Campo Grande.

Conforme a PF, o esquema causou prejuízo de aproximadamente R$ 3, 2 milhões em desvios de verbas públicas, em um universo de R$ 6 milhões analisados nos contratos.

A operação Again tem por objetivo cumprir 20 mandados de busca e apreensão e dois de medida cautelar com determinação de colocação de tornozeleira eletrônica. Os mandados são cumpridos em Campo Grande, Dourados e Belém.

Até a publicação desta reportagem havia policiais no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, na capital sul-mato-grossense, e em um condomínio de luxo da mesma cidade.

CGU no setor de finanças do HU em Campo Grande, MS (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)

CGU no setor de finanças do HU em Campo Grande, MS (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)

 

Fraude

 

De acordo com a PF, os investigados colocavam sobrepreço em materiais a serem licitados, desviavam tais produtos comprados com dinheiro público para serem utilizados em clínicas particulares, recebiam alguns com prazo de validade e qualidade inferiores ao previsto nos contratos e ainda tentavam dificultar as fiscalizações da CGU.

O grupo envolve servidores públicos que recebiam viagens e veículos de alto valor como propina das empresas envolvidas na fraude. Eles atuavam principalmente no setor de hemodinâmica (método diagnóstico e terapêutico que usa técnicas invasivas para obtenção de dados acerca de cardiopatias).

A investigação recebeu o nome de “Operação Again”, em alusão ao fato de se tratar de metodologia criminosa semelhante àquela que restou desarticulada pela “Operação Sangue Frio”, deflagrada em 19/03/2013, contudo, com novos integrantes do esquema.





06/02/2019 Servidor público estadual em Naviraí está entre presos na investigação contra pedofilia
06/02/2019 PF deflagra operação contra pedofilia e cumpre mandados em Naviraí e mais quatro cidades de MS
20/11/2018 Três envolvidos em facção criminosa são presos pela PF em duas cidades de MS
18/10/2018 PF apreende carros de luxo, quadriciclo e jet ski com traficantes de cocaína
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player