Aplicativo que facilita a vida do eleitor no dia da votação, o e-Título pode ser baixado até este sábado (5), no máximo. Ele contém a versão digital do título de eleitor e será aceito como documento oficial em qualquer seção eleitoral nas eleições municipais deste domingo (6).
Como é apresentado o e-Título na tela do celular, na versão atualizada do aplicativo (Foto: Marcos Maluf)
Eleitores que não cadastraram a biometria do título de eleitor podem baixar a via digital, mas ela só será aceita se for acompanhada da apresentação de documento oficial com foto. A medida previne fraudes eleitorais.
Não é necessário pagar para ter o e-Título no celular. Ele está disponível gratuitamente para modelos de smartphones com sistema Android ou iOS.
Arte: Bárbara Campitelli
Quem já possui o aplicativo no celular, precisa verificar se ele está atualizado. A atualização para a versão mais recente poderá ser feita também até sábado.
Mais funções - Além de poder ser apresentado aos mesários antes do eleitor ser liberado para votar, o aplicativo mostra o local de votação. É preciso clicar no segundo ícone da parte inferior da tela, onde aparece "onde votar". Um mapa ajuda a encontrar o endereço.
Outras funcionalidades são a emissão de certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais e declaração de trabalho eleitoral (para quem está a serviço do Tribunal Superior Eleitoral no pleito, como funcionário ou voluntário). É possível, ainda, consultar a situação eleitoral e justificar a ausência nas eleições dentro do prazo que for estipulado para isso.
No menu esquerdo do e-Título, o eleitor poderá, também, consultar fatos e boatos sobre as eleições. Ele será direcionado ao site do Tribunal Superior Eleitoral, por meio de um link seguro.
Por Cassia Modena