
A Secretaria da Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (12.mar), as regras do Imposto de Renda 2025, ano-base 2024. O prazo de entrega vai de 17 de março até 30 de maio neste ano.
Atualmente, cerca de 22% da população paga Imposto de Renda, e com a mudança da regra serão só 8%, destaca Luiza Nassif Pires, do Made-USP — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Quem não entregar dentro do prazo fixado está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e a um valor máximo correspondente a 20% do imposto sobre a renda devido.
??O Fisco informou que espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda 2025, ano-base 2024, contra 42,4 milhões no ano passado.
??O órgão também divulgou o calendário das restituições do IR neste ano, que começa em 30 de maio.
??A declaração pré-preenchida, porém, começará a ser recebida somente a partir de 1º de abril, 13 dias após o início da apresentação pelo método tradicional (preenchimento pelo contribuinte).
Restituições
A Receita prioriza a data de entrega das declarações e também observa uma fila de prioridades para alguns grupos, que recebem a restituição antes de todo o resto (mesmo que tenham entregado a declaração nos últimos dias do prazo).
Quem envia a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. Por outro lado, se houver erros ou omissões na entrega, o contribuinte perde a posição na fila — ou seja, vai para o fim do calendário de restituições.
Têm prioridade na restituição do Imposto de Renda, nesta ordem:
Para receber via PIX, é preciso que a chave informada no momento da declaração seja o CPF do contribuinte. PIX vinculados ao e-mail ou ao telefone, por exemplo, não podem ser usados.
Por Alexandro Martello, Thiago Resende, g1 e TV Globo — Brasília
12/11/2025
Instalação de 3 indústrias começa a transformar Bataguassu em polo exportador
08/11/2025
Preços da celulose estão "completamente insustentáveis", diz Suzano
07/11/2025
Governo estende prazo e publica regras do Refis específicas para dívida de ICMS
07/11/2025
Exportações de carne de MS disparam e "driblam" tarifaço dos EUA