
Na tarde desta quarta-feira de cinzas(06), a Polícia Civil de Naviraí deflagrou a “OPERAÇÃO OSÍRIS”, buscando coibir a ação e o crescimento das facções criminosas na cidade.
Após um período de investigações os Policiais Civis do 1º DP de Naviraí, por meio do SIG (Seção de Investigações Gerais) apuraram que alguns indivíduos a mando da facção criminosa denominada PCC (Primeiro Comando da Capital), executavam o que é conhecido como “TRIBUNAL DO CRIME”, onde pessoas ligadas ou supostamente ligadas a outras facções são julgadas e decretadas à morte.
Segundo apurado pela Polícia Civil, além do tribunal do crime os integrantes da facção também praticavam furtos de veículos, roubos, tráfico de drogas, sequestro e cárcere privado.
Desta forma no curso das investigações foram identificados parte da liderança local, sendo então representado pela autoridade policial pela prisão preventiva destes indivíduos.
Na tarde desta quarta-feira, foi dado cumprimento a 04 mandados de prisão expedidos contra parte da liderança da organização criminosa denominada PCC em Naviraí.
Um dos mandados foi cumprido no Presídio local, visto que um dos integrantes da facção o qual exercia a função de Geral da Cidade de Naviraí, já havia sido preso por policiais civis na data de 05/02/2019, quando foi identificado num roubo majorado por emprego de arma de fogo realizado num comercio desta cidade.
Outros 02 mandados foram cumpridos em um bairro da periferia de Naviraí, onde no cumprimento de um dos mandados, foi localizado na residência de um dos integrantes da facção um tablete de maconha pesando 808 gramas. Desta forma além do mandado o integrante também foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Já o quarto integrante identificado como Cristhiano Moraes dos Santos, de 34 anos, vulgo XARÁ, não foi localizado e é considerado foragido pela justiça.

Em 29 de julho de 2015, Cristhiano foi identificado pela Polícia Civil de Naviraí, como sendo o autor dos disparos de arma de fogo contra a vítima Robson Rodrigues da Silva de 26 anos, que foi atingido com três tiros de frente a sua residência localizada no bairro Vila Nova. Na ocasião Cristhiano foi indiciado pelo crime de tentativa de homicídio e por não ter sido preso em situação de flagrância, teve o direito de responder em liberdade.
Quase dois meses depois, na manhã de 16 de setembro, Cristhiano foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Naviraí, acusado do crime por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Durante a abordagem feita pela PM, foi localizado com Cristhiano 01 aparelho celular, 01 máquina fotográfica digital, 04 trouxinhas de maconha, 01 pistola Tauros calibre. 40 de uso restrito, e diversas munições. A arma encontrada com Cristhiano havia sido furtada em 2014 da casa de um policial militar aposentado em Naviraí.
Nome da operação - OSÍRIS - Na mitologia egípcia OSÍRIS é o Deus do julgamento. Também chamado de Usir ou Ausar, Osíris está relacionado com a vida no além, pois a ele foi atribuído o trabalho de julgar os mortos. Sendo a forma semelhante como a facção age, julgando seus rivais e condenando-os à morte.

29/01/2026
Morre segunda vítima de ataque de pistoleiros em Ponta Porã
29/01/2026
Ataque a tiros na fronteira mata um e deixa outro em estado grave
29/01/2026
Quatro matam adolescente de 17 anos com facadas e tiros em briga por ciúmes
29/01/2026
Suspeitos tentam fugir, reagem à abordagem e são mortos a tiros na Capital