Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026

DATA: 20/08/2019 | FONTE: TOP MÍDIA NEWS Vale Tudo: projeto libera casamento entre mães e filhos e revolta MS Porém, deputado petista concorda com a medida

Projeto de lei que permiti o poliamor e legalização de casamento entre irmãos, pais e filhos pode ser discutido nesta quarta-feira (21), na Câmara Federal.  Sobre o assunto, o deputado Luiz Ovando (PSL) afirmou que é uma deturpação de tudo o que é permitido e princípio de destruição da raça humana.

O sul-mato-grossense afirmou que o projeto será barrado de todas as maneiras. “Vai passar pela discussão e o pessoal vai bloquear isso, vai haver um consenso para evitar esse tipo de apresentação. Isso [projeto] é até agressivo”, diz o parlamentar.

Para ele, as pessoas chegaram a uma condição de confusão de propósitos existencial. Alguns não sabem mais o que é a vida, e ações para preservá-la. “Quando você faz uma proposição dessas, você quebra todos os princípios de valores éticos e moral, onde já se viu casar pai com filha, avô com neta? Isso é uma bagunça! Uma destruição e deturpação da raça!”, diz.

Ele afirmou que a orientação do PSL é de não sustentar a proposição e que não existe chances de passar. Fora isso, Luiz Ovando, crê que dentre os mais de 500 deputados, a maioria ainda tenha “consciência” das proposituras para o bem da sociedade. 

Já o deputado Vander Loubet (PT) é a favor do projeto e, por meio da assessoria, informou que acha importante o poder público dar o exemplo no combate a todas as formas de preconceito e discriminação. 

Para ele, a sociedade atual tem vários formatos de famílias que fogem do tradicional. “Não vejo problema nisso, acredito que o importante é que as famílias, sejam de qual tipo for, tenham uma convivência saudável e tenham amor entre seus membros. Opinião todo mundo tem, mas é importante que a gente saiba respeitar a vida alheia, mesmo que seja diferente da nossa. Então acho que a aprovação desse PL seria mais um passo importante na garantia dos direitos humanos”, pontuou.

O Projeto 

projeto de lei 3369/2015, que institui as famílias do século XXI foi  proposto pelo então deputado Orlando Silva (PC do B) em 2015 e houve o desarquivamento no início do ano.

O PL prevê que o estado reconheça todas as formas de união entre duas ou mais pessoas que para este fim se constituam e que se baseiem no amor, na socioafetividade, independentemente de consanguinidade, gênero, orientação sexual, nacionalidade, credo ou raça, incluindo seus filhos.

O projeto será votado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o relator deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE) deu  parecer favorável. 

Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país 27/01/2026 Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS 27/01/2026 Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS 26/01/2026 Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS
Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo 26/01/2026 Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo