
A Policlínica Regional de Três Lagoas terá R$ 30 milhões de investimento do Ministério da Saúde. O projeto é o primeiro do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Saúde de 2025 em Mato Grosso do Sul. Assim, a superintendência do Ministério no Estado assinou termo de compromisso nesta sexta-feira (03.out).
Dos R$ 30 milhões, 17,3 milhões são para a obra e o restante para compra de equipamentos. A unidade contará com 3.250 m² de área construída. Então, são 40 consultórios, centro cirúrgico, salas de exames de imagem (ressonância e tomografia) e espaço de acolhimento para vítimas de violência.
Além disso, a nova policlínica integra o conjunto de 46 unidades aprovadas nas Seleções 2025 no país todo. O superintendente Estadual do Ministério da Saúde em MS, Ronaldo de Souza Costa, destacou que o “Ministério da Saúde tem feito muito investimento em infraestrutura aqui no Estado”.
Instrumentos
Neste sentido, destacou que “as policlínicas são assim instrumentos fantásticos de oferta de serviço”. As unidades devem atender demandas, para diminuir o deslocamento de pacientes do interior que precisam de exames e consultas em diversas áreas.
Ademais, pontuou que existe interesse do Ministério em expandir a construção de policlínicas em MS. “Então, acredito mesmo nessa possibilidade da gente poder, em parceria com o Estado e com os municípios, implantar isso [policlínicas] nas 9 regiões de saúde do Estado”.
Costa citou que Campo Grande possui uma unidade. Contudo, atende pacientes da macrorregião. “Atende 1,4 milhão por causa da macro região, deveria ter não só uma policlínica, mas várias policlínicas”, argumentou.
Por fim, explicou que o projeto pode ser aplicado se solicitado pelas prefeituras. “Quem pede é a gestão municipal. O estado ou município precisa ter o terreno e a coordenação dos serviços, recursos, planejamento, projeto estão todos prontos no Ministério da Saúde”, afirmou.
O superintendente disse que outros projetos com parceria do Ministério acontecem no Estado, como Complexo de Saúde de Dourados.

Termo assinado em Campo Grande. (Fábio Oruê, Midiamax)
A secretária de Saúde de Três Lagoas, Juliana Salim, apontou que o projeto trará avanço na saúde da região. “Essa policlínica, o hospital regional, vão trazer um avanço nessa qualificação do atendimento de especialidades dentro da região. Não somente para Três Lagoas, mas como para toda a macrorregião”, disse.
Logo, afirmou que o município “vai conseguir trazer mais qualidade de atendimento e resolutividade aos nossos pacientes. Fazer com que a gente consiga detectar, mais precocemente, muitos tipos de doenças, fazer tratamentos mais rápidos, mais concisos”, detalhou.
Por Dândara Genelhú, Fábio Oruê
27/01/2026
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
22/01/2026
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
20/01/2026
Anvisa aprova genérico para tratar de refluxo gastroesofágico em adolescentes
19/01/2026
SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro