
Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil Alfamino 400g, da marca Nestlé, por conter níveis de selênio e iodo acima dos permitidos. A medida publicada nesta quinta-feira (12.fev), determina também a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso dos seguintes lotes:
Esses lotes registraram níveis de selênio em torno de 31,1mcg por cada 100 kcal e de iodo de aproximadamente 175,7mcg por cada 100 kcal, quantidades acima dos limites permitidos na legislação sanitária para fórmulas infantis destinadas a lactentes (bebês em aleitamento) e crianças na primeira infância (até 5 anos).
Selênio e iodo são nutrientes. Porém, os limites entre a quantidade adequada e uma possível dose tóxica são estreitos para a faixa etária que compreende os lactantes e crianças na primeira infância , de forma que o consumo em excesso pode provocar riscos.
No caso do selênio alguns exemplos são: náusea, vômitos, diarréia, irritabilidade, queda de cabelo. Já o consumo excessivo de iodo pode provocar baixo ganho de peso, hipotireoidismo (disfunção da glândula tireoide, situada no pescoço, caracterizada pela produção insuficiente de hormônios T3 e T4), hipertireoidismo (produção excessiva dos hormônios T3 e T4) e alterações no metabolismo e no crescimento.
10/02/2026
Tele-eletrocardiograma agiliza diagnóstico e ajuda a prevenir infartos em Mato Grosso do Sul
07/02/2026
Prefeitura de Naviraí lança Programa “Avança Saúde” para reduzir filas em exames e cirurgias
06/02/2026
Cirurgias bucomaxilofaciais voltam a ser feitas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
06/02/2026
Dentista gratuito em Mato Grosso do Sul: saiba como acessar esse serviço pelo SUS