
Chega de derramar lágrimas na cozinha ao cortar uma cebola e ficar "caçando" sementes enquanto come uma melancia. Duas novas variedades dos alimentos que facilitam a vida do consumidor estão chegando ao mercado brasileiro. A cebola, batizada de Dulciana, possui menos ácido pirúvico, o responsável pela pungência (ardor), que faz os olhos lacrimejarem durante o manuseio.

A cebola batizada de Dulciana possui menos ácido pirúvico, responsável pela pungência (ardor) que faz os olhos lacrimejarem (Foto: Divulgação/Bayer)
Além de não fazer o cozinheiro chorar, a cebola tem um sabor mais suave, por isso vai bem em saladas e também pode ser uma boa opção para as crianças. A nova cebola também é vantajosa para o produtor, segundo a Bayer, multinacional alemã que desenvolveu a semente. A variedade promete alto rendimento: é possível colher até 90 toneladas de cebolas por hectare.
A Dulciana ainda conta com raízes e folhas mais fortes, mais uniformidade, qualidade superior de bulbos, e alta resistência à raiz rosada (doença do solo que mais afeta a produção de cebolas no Brasil), garantem os técnicos da Bayer.

Cebola Dulciana (Foto: Divulgação/Bayer)
Essa variedade já é plantada em Mossoró (RN), no Vale do São Francisco Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Monte Alto (SP), São José do Rio Pardo (SP), Casabranca (SP), Porto Ferreira (SP), Divinolândia (SP) e São Sebastião da Grama (SP). No Nordeste, a cebola é cultivada durante o ano todo. Já em São Paulo, por conta do clima, a colheita é feita apenas uma vez por ano.

Em relação ao sabor, essa variedade é mais doce do que as comuns. Já no quesito saúde, ela possui o dobro de antioxidantes, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças. A melancia Style também é a fruta in natura com maior teor de licopeno, substância que ajuda na prevenção de doenças como o câncer de próstata, segundo informações da própria fabricante da tecnologia. Constituída por 92% de água, a fruta é ideal para a hidratação de crianças e adultos e para o consumo após a prática de esportes.

29/01/2026
Conselho defende que gerador de energia solar pague mais caro nos horários de pico
27/01/2026
Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
27/01/2026
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
26/01/2026
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS