Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 13/09/2017 | FONTE: TOP MÍDIA NEWS Em protesto, agentes alertam que sistema penitenciário está sob ameaça Categoria também sinalizou uma paralisação no dia 24 de setembro

Aproximadamente 250 agentes penitenciários protestaram na tarde desta terça-feira (12) em frente à governadoria, no Parque dos Poderes. O grupo pediu pela valorização profissional, cumprimento do procolo de segurança, reajuste salarial, além de alertar que o sistema está sob ameaça.

O grupo decidiu fazer o protesto após uma reunião com a Secretaria de Administração (SAD), que não teve nenhum avanço nas negociações. Conforme os agentes, o governo ofereceu um reajuste de 2,94%, que não foi aceito pela categoria. Segundo eles, outras classes foram mais privilegiadas e não há igualdade de diálogo dentro do governo.

Conforme o presidente do Sindicado dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul, André Luiz Garcia Santiago, além da questão salarial, os agentes também exigem mais atenção em relação a segurança. "É urgente que o governo dê atenção para a questão da segurança dos agentes. Hoje, sete servidores estão em ameaça direta e já foram decretados atentados em Coxim e Jardim", disse o sindicalista.

Segundo Santiago, hoje existem 1600 agentes penitenciários em Mato Grosso do Sul e uma população carcerária de quase 16 mil detentos. Isso significa que existe um agente para 66 presos. As normas de segurança indicam que o ideal seria um agente penitenciário para cada cinco detentos.

A categoria também mantém uma sinalização de paralisação no dia 24 de setembro. O governo tem até o dia 25 deste mês para dar um reposicionamento aos servidores.

''Não adianta contratar e realizar concursos sem prover também uma preparação, curso de formação aos agentes", fianalizou o sindicalista.

Foto: Wesley Ortiz

Policiais civis protestam contra atraso nas promoções 27/03/2019 Policiais civis protestam contra atraso nas promoções
Após manifestação pacífica, Indígenas liberam o tráfego na Ponte Ayrton Senna 25/03/2019 Após manifestação pacífica, Indígenas liberam o tráfego na Ponte Ayrton Senna
Caminhoneiros continuam com pontos de bloqueios e de manifestações em BRs de MS 17/06/2025 Caminhoneiros continuam com pontos de bloqueios e de manifestações em BRs de MS
Caminhoneiros protestam em 50 pontos das rodovias de MS 28/05/2018 Caminhoneiros protestam em 50 pontos das rodovias de MS