Domingo, 01 de Fevereiro de 2026

DATA: 21/02/2017 | FONTE: pf.gov.br OPERAÇÕES DEFLAGRADAS PELA PF HOJE

PF desarticula associação criminosa de tráfico internacional de drogas

 

PF desarticula associação criminosa de tráfico internacional de drogas

Juiz de Fora/MG – A Polícia Federal deflagrou hoje (21/2) a Operação Tiphon, que desarticulou associação criminosa destinada ao tráfico internacional de cocaína. Cerca de 200 policiais federais cumpriram 31 mandados de prisão preventiva e 42 de busca e apreensão em municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora.

A cocaína comercializada pela associação criminosa era trazida diretamente da Bolívia, pela fronteira com o estado de Mato Grosso, onde estavam estabelecidos os importadores do grupo criminoso, que providenciavam a internalização da droga no território brasileiro e seu armazenamento na região fronteiriça. Também foi identificado um ponto focal na região de Campinas/SP, que ajudava na intermediação da compra e auxiliava a remessa da cocaína para Juiz de Fora. O núcleo estabelecido em Juiz de Fora providenciava a distribuição da droga na cidade e em outros municípios da zona da mata mineira, tais como Barbacena, São João Nepomuceno, Rio Novo, Piraúba, Guarani e Guiricema, bem como em municípios dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Fato que chamou a atenção foi a utilização de veículos como meio de pagamento de grandes compras de drogas, com o objetivo de evitar o transporte de elevadas quantias de dinheiro vivo, bem como conferir aspecto de legalidade às atividades daqueles que se envolviam com o narcotráfico.

Ainda no curso das investigações, que duraram cerca de oito meses, foram efetuadas seis apreensões de drogas (cocaína, maconha e crack), além da prisão em flagrante de sete adultos e a apreensão de uma menor.

Como tentativa de desarticular o poder econômico da quadrilha, outras medidas judiciais foram tomadas, como o sequestro de todos os bens imóveis, veículos e ativos financeiros em nome de 36 pessoas físicas e 6 pessoas jurídicas.

O nome da Operação Tiphon vem da mitologia grega. O mito de Tiphon (uma mistura de Deus e monstro) está relacionado a tudo que interfere em nossa consciência (as drogas) e nos torna incapazes de qualquer reação física para que possamos nos proteger.

  Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

cs.srmg@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

Contato: (32) 3228-9004

 

 

PF prende na Bahia ex-prefeito de Dolcinópolis/SP

PF prende na Bahia ex-prefeito de Dolcinópolis/SP

Jales/SP – A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Estadual de Estrela d’Oeste/SP, deflagrou hoje (21/2) a Operação Catatau, para investigar suspeita de desvios de recursos públicos durante gestão do ex-prefeito do município de Dolcinópolis/SP. Milhões de reais em pagamentos suspeitos, realizados durante sua gestão estão sendo investigados. Na ação de hoje, o ex-prefeito foi preso  em Porto Seguro/BA.
Policiais federais dão cumprimento a 2 mandados de prisão temporária, 10 conduções coercitivas e 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Porto Seguro/BA, Dolcinópolis, Distrito de Fátima Paulista, Cardoso, Pontalinda e Jales/SP.
De acordo com as investigações, o ex-prefeito, após o fim do mandato em 2016, mudou-se com a família e uma empregada para Porto Seguro/BA. Ele abriu duas empresas naquela cidade, localidade onde foi realizada sua prisão.  A ex-tesoureira da prefeitura, além de conduzida é alvo de dois mandados de busca e apreensão em Fátima Paulista e Dolcinópolis/SP.
Um dos suspeitos de ser “laranja” do ex-prefeito figurou como sócio em construtoras e empresas de consultoria, com capital social acima de um milhão de reais, que prestavam serviços para o município de Dolcinópolis/SP. Ele foi preso em sua casa em Dolcinópolis.
Em Jales, a casa do cunhado e da irmã do ex-prefeito é alvo de mandado de busca e apreensão, para o recolhimento de provas de interesse das investigações. Eles também serão conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimentos. Contadores, empresários e prestadores de serviços também estão entre os alvos da operação.
São investigados consultorias, compras, serviços, convênios e obras com pagamentos suspeitos. Pagamentos com recursos provenientes da repatriação, recebidos do governo federal e utilizados nos últimos dias do ano de 2016, também são suspeitos. Em Dolcinópolis estes valores foram pagos apenas a alguns servidores, ligados ao ex-prefeito, e fornecedores do município.
O ex-prefeito será conduzido por policiais federais em vôo de Porto Seguro/BA até São José do Rio Preto/SP, de onde será escoltado em viatura até Jales/SP. Posteriormente ele será conduzido a presídio da região de Jales, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.
Os conduzidos serão levados até a sede da PF de Jales/SP para prestar esclarecimentos, com exceção da esposa do ex-prefeito e sua funcionária que serão ouvidas na PF em Porto Seguro/BA.
Comunicação Social da Polícia Federal em Jales
Contato: (17) 3621-1352 / 99181-0168

PF faz grande apreensão de eletrônicos contrabandeados em Guaíra (PR)

PF faz grande apreensão de eletrônicos contrabandeados em Guaíra

Guaíra/PR - A Polícia Federal realizou hoje (21/2) mais uma grande apreensão de contrabando no Rio Paraná/Lago de Itaipu, em Guaíra/PR.

Os policiais federais realizavam patrulhamento embarcado pelo rio, quando avistaram um barco que deixava o Paraguai em alta velocidade, em atitude suspeita. Houve acompanhamento tático, até que o piloto e o ajudante jogaram a embarcação contra o barranco da Ilha Grande, cidade de Guaíra/PR, e fugiram adentrando uma mata, não sendo mais localizados.

A embarcação esportiva, que transportava diversos volumes de eletrônicos, foi apreendida e encaminhada, juntamente com a mercadoria, para a sede do NEPOM em Guaíra/PR.

Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra

Contato: (44) 3642-9127

 

Operação Forseti da PF combate o tráfico de drogas em Angra dos Reis

Operação Forseti da PF combate o tráfico de drogas em Angra dos Reis

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (21/2) a Operação Forseti*, com o objetivo de desarticular uma quadrilha responsável por comandar o tráfico de drogas nas comunidades de Santo Antônio e da Caixa D´Água no município de Angra dos Reis/RJ. A Operação é realizada em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Aproximadamente 130 policiais federais cumprem 13 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão em Angra, além de outros 3 mandados de prisão e 1 de busca e apreensão na capital fluminense. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Angra dos Reis.

As investigações da PF tiveram início em fevereiro de 2016 após denúncias sobre a forma de atuação adotada pelos criminosos, que faziam uso de violência contra moradores das próprias comunidades. A quadrilha integrava uma das maiores facções criminosas com atuação no estado.

Os presos serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão. Após os procedimentos de praxe, eles serão encaminhados ao sistema prisional do estado.

FORSETI (que significa "o anfitrião") é o deus nórdico da justiça, meditação e conhecimento interior. É também uma força de paz.  O nome representa o objetivo de trazer paz para os moradores das comunidades afetadas pelo tráfico de drogas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

Contato: (21) 2203-4406 / 4407

cs.srrj@dpf.gov.br

 

Operação Santinho combate corrupção eleitoral em São Paulo

Operação Santinho combate corrupção eleitoral em São Paulo

São Paulo/SP - A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (21/2) a Operação Santinho, com o objetivo de investigar compra de votos e corrupção eleitoral nas eleições municipais de 2016, para o cargo de vereador, no município de Cajamar/SP.

Cerca de 32 policiais federais cumpriram 7 mandados de busca e apreensão no município de Cajamar, expedidos pela  354ª Zona Eleitoral. Promotores de Justiça estaduais também participaram da operação.

Durante o cumprimento de mandado de busca na residência de um vereador investigado, foi apreendida uma arma de fogo sem registro, munições, documentos, computadores e celulares. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e liberado após o pagamento de fiança.

Foram apreendidos HDs, pendrives, computadores, documentos e celulares. Os dados que eles contêm serão analisados, visando à continuidade das investigações.

 Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Contato: (11) 3538-5013

Motociclista morre após colidir contra poste em Nova Andrdina 31/01/2026 Motociclista morre após colidir contra poste em Nova Andrdina
Em Naviraí, após ser ferido com facadas em boate homem busca socorro no hospital municipal 31/01/2026 Em Naviraí, após ser ferido com facadas em boate homem busca socorro no hospital municipal
PM mata suspeito de furto no Coronel Antonino, o 6º caso na semana 31/01/2026 PM mata suspeito de furto no Coronel Antonino, o 6º caso na semana
Zero Álcool no Trânsito: PRF realiza ação de combate à alcoolemia em MS 31/01/2026 Zero Álcool no Trânsito: PRF realiza ação de combate à alcoolemia em MS