Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 24/04/2019 | FONTE: G1 MS TRE-MS mantém cassação de prefeita, vice e de vereador, e Miranda terá nova eleição direta Presidente da Câmara Municipal de Miranda deve assumir a administração municipal enquanto novo Executivo não é eleito.

O município de Miranda, a 195 quilômetros de Campo Grande, terá novas eleições diretas. É que a o Tribunal Regional Eleitoral (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul manteve a cassação da prefeita Marlene de Matos Bossay (MDB); do vice, Adailton Rojo Alves (PTB) e do vereador Ivan Bossay (MDB), que é filho de Marlene.

Segundo o TRE, a realização de eleição direta para chefia da administração municipal segue a Lei Geral das Eleições, que determina um novo pleito quando há tempo superior a seis meses de mandato.

A partir de agora, o TRE deve notificar a Câmara de Vereadores para que o presidente do Legislativo assuma a prefeitura até que o novo gestor seja eleito. Dever ser divulgado nos próximos 40 dias um novo calendário eleitoral com as datas para a eleição.

Os cassados ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Por abuso de poder, Justiça torna ex-prefeito de Nioaque inelegível até 2032 15/01/2026 Por abuso de poder, Justiça torna ex-prefeito de Nioaque inelegível até 2032
Justiça Eleitoral anula mandato de vereador por fraude à cota de gênero em Itaquiraí 17/11/2025 Justiça Eleitoral anula mandato de vereador por fraude à cota de gênero em Itaquiraí
Justiça Eleitoral cassa diploma de vereador de Iguatemi por uso de “caixa dois” 08/11/2025 Justiça Eleitoral cassa diploma de vereador de Iguatemi por uso de “caixa dois”
Ministra do TSE vota pela cassação de Cláudio Castro, governador do RJ 05/11/2025 Ministra do TSE vota pela cassação de Cláudio Castro, governador do RJ