Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 14/06/2025 | FONTE: Chapadensenews MUITO LOUCO: Preso acadêmico que furtou reagentes do laboratório da UFMS para formular super droga

Obstinado com a ideia fixa de criar a fórmula de uma droga poderosa, com alto poder de  sedução, superior a tudo que “existe no mercado”, um jovem de 22 anos furtou produtos químicos do laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) do Campus de Chapadão do Sul no início de abril.

Ontem ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil em sua casa ainda de posse dos itens levados indevidamente da universidade. Ele foi flagrado pela câmera de segurança instalada estrategicamente na sala de experimentos. O rapaz é de Brasília, veio ao município para estudar e - aparentemente - acalentava o sonho de tornar-se o novo “Pablo Escobar do narcotráfico” numa região já conhecida como rota de traficantes de vários estados.  

MANUSEIO PERIGOSO - Na casa do jovem alquimista  foram encontrados vários frascos com produtos químicos como o ácido perclórico cujo manuseio pode ser perigoso. Pesquisa no Google alerta que este produto tende a explodir em concentração superior a 72% e por este motivo  dificilmente é obtido puro. É comercializado na forma de solução aquosa concentrada no máximo a 70%. Nestas condições o ácido perclórico está presente como monohidrato.

CÂMERA FLAGROU FURTO - O jovem ainda não detalhou quais eram seus objetivos além da produção de uma super droga capaz de colocar o terrível “crack no chinelo”. Já tinha sido aberto um Boletim de Ocorrências na delegacia de Polícia Civil informando sobre o desaparecimento dos reagentes e a captação da imagem do acadêmico na cena do crime. Os produtos foram adquiridos com recursos próprios de uma professora para serem colocados à disposição dos alunos no laboratório.  

CAOS EM CHAPADÃO DO SUL - Aparentemente o acadêmico conhecia bem o potencial dos produtos porque atuou como monitor no laboratório. Ele já tinha comentado a intenção de manipular uma nova substância química para substituir as drogas ilícitas com mais poder de “sedução”. Ele pode não ter sido levado a sério, até furtar os reagentes para montar uma espécie de “laboratório em casa”.

Segundo fontes policiais já é quase impossível amenizar os danos causados por usuários de maconha, cocaína, crack e uma super droga colocaria a instabilidade social no completo caos em Chapadão do Sul. 

Este acadêmico deve assinante da revista Super Interessante que produziu uma reportagem especial sobre a produção de drogas em laboratório e seu alto rendimento no “mercado consumidor”.

DROGA NA PIPETA - Mas e se fosse possível usar tecnologias modernas para reinventar essas drogas? Criar versões artificiais da cocaína, da heroína e da maconha, feitas com ingredientes sintéticos, que reproduzam perfeitamente os efeitos delas – mas que tragam várias vantagens, como ser muito mais potentes e baratas e, em alguns casos, possam até ser vendidas legalmente?

Isso seria ótimo para os produtores e vendedores. E, quem sabe, o início de uma nova era de polêmica, violência e problemas para a sociedade: a era das drogas sintéticas. E ela já começou.

 

Polícia Civil convoca aprovados para curso de formação 22/01/2026 Polícia Civil convoca aprovados para curso de formação
Policial do GARRAS preso por contrabando é afastado por tempo indeterminado 02/12/2025 Policial do GARRAS preso por contrabando é afastado por tempo indeterminado
Delegado de Naviraí assume especializada em combate à corrupção na Capital 10/09/2020 Delegado de Naviraí assume especializada em combate à corrupção na Capital
DOF apreende quase R$ 20 mil sem comprovação de origem e que seria entregue em Naviraí 21/02/2020 DOF apreende quase R$ 20 mil sem comprovação de origem e que seria entregue em Naviraí