
A assessoria de imprensa do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) divulgou nota sobre a operação "Xadrez", deflagrada nesta segunda-feira (23) em Corumbá. Promotores e policiais militares cumprem desde as primeiras horas da manhã, doze mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão temporária e um mandado de condução coercitiva. Os crimes investigados são: tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção, peculato e falsidade documental no âmbito das unidades prisionais dos regimes fechado e semiaberto da cidade.
Estão presos os diretores dos estabelecimentos penais do regime fechado e semiaberto, Ricardo Lima Nascimento e Douglas Novaes Vila, respectivamente, além de presos que cumpriam pena no regime semiaberto e fechado. Também receberam mandados de prisão temporária comerciantes da cidade, que têm vínculo de parentesco com os condenados e que, segundo o Gaeco, fazem parte da associação criminosa.
Os mandados estão sendo cumpridos em 12 pontos distintos, dentre eles os presídios do regime fechado e semiaberto, onde já foram localizados dezenas de aparelhos celulares, drogas e dinheiro. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Corumbá.
Além dos promotores de Justiça e policiais integrantes do Gaeco, a operação batizada de "Xadrez" (em referência aos presídios onde foram cumpridas buscas e prisões), conta com o apoio de promotores de Justiça da Comarca de Corumbá e também de policiais do Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) , Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e da Polícia Militar de Corumbá.

27/01/2026
No Cidade Jardim em Naviraí, PM apreende moto e dois adolescentes pela prática de direção perigosa
27/01/2026
Confronto entre PM e criminosos termina com dois mortos e três feridos em Dourados
27/01/2026
Força-tarefa prende 3 por execução de homem em praça de Miranda
27/01/2026
Paciente transplantado de Nova Andradina fica cego após agressão na Capital