
A suspeita de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações provoca nesta quarta-feira (3), uma operação da Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU), na prefeitura de Paranhos, a 456 quilômetros de Campo Grande, na região sul de Mato Grosso do Sul.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e o bloqueio de valores nas contas bancárias de duas empresas. As investigações apontaram irregularidades em procedimentos licitatórios, com manipulação de cotações de preços com o objetivo de elevar o valor de referência do pregão, além de superfaturamento.
Os objetos das licitações eram as compras de kits escolares e livros paradidáticos para a rede de ensino do município. Os prejuízos calculados até o momento são de R$ 270 mil. Os mandados estão sendo cumpridos em Paranhos e Campo Grande.
Esta é a segunda fase da operação Toque de Midas, que foi realizada no mês passado. Naquela oportunidade foi denunciado um esquema de fraude em licitações para a compra de merendas, com um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 400 mil.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/04/04/prefeitura.jpg)
Operação cumpre mandados de busca e apreensão na prefeitura de Paranhos (Foto: PF/Divulgação)
19/06/2025
Servidor público estadual em Naviraí está entre presos na investigação contra pedofilia
19/06/2025
PF deflagra operação contra pedofilia e cumpre mandados em Naviraí e mais quatro cidades de MS
19/06/2025
Três envolvidos em facção criminosa são presos pela PF em duas cidades de MS
19/06/2025
PF apreende carros de luxo, quadriciclo e jet ski com traficantes de cocaína