
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), está reforçando a segurança dos municípios localizados nas regiões de fronteira. Nesta quinta-feira (8), o governador Reinaldo Azambuja, o secretário José Carlos Barbosa, juntamente com Comandante-Geral da PMMS, oficializaram a operação do Sistema de Videomonitoramento da cidade de Naviraí, durante a solenidade de entrega de viaturas.
Ao todo, 10 câmeras de vídeo foram instaladas em pontos estratégicos a fim de coibir, prevenir e identificar autores dos principais crimes que ocorrem na região, como o tráfico de drogas, além de roubos e furtos de veículos. Para o governador Reinaldo Azambuja, o objetivo é monitorar a área de fluxo intenso na fronteira. “Vamos combater o contrabando de drogas, roubos, furtos, assassinatos, além de colaborar com a recuperação de veículos roubados”, disse.

Foto: Divulgação
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, destacou a capacidade do videomonitoramento em ajudar na investigação de crimes, além de colaborar na segurança preventiva realizada pelas polícias. “São 10 câmeras que ajudam as forças de segurança nas intervenções preventivas e repressivas realizadas em uma extensa área”, afirmou.
O Sistema de Videomonitoramento em vias públicas foi implantado em oito municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai e Bolívia: Amambai, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Mundo Novo, Naviraí e Ponta Porã. Para instalar o videomonitoramento nas cidades foram investidos R$ 3,9 milhões dos governos Federal e Estadual, por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A implantação das câmeras faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enafron).
Para coronel Waldir, “é uma ferramenta super importante no reforço da fronteira, ajudando no combate preventivo, repressivo desenvolvido pela Polícia Militar”.
Com o sistema de videomonitoramento, o Estado pretende combater a criminalidade, principalmente no que tange aos crimes de tráfico internacional de drogas, armamento e munição que possuem altos índices de incidência nas regiões de fronteira seca com os países Paraguai e Bolívia.
20/01/2026
Contrabando de emagrecedores explode e Sejusp determina reforço na fiscalização
25/11/2025
Inaugurada em Dourados a maior delegacia da PRF no Brasil promete impacto direto no crime organizado
31/10/2025
Riedel e governadores anunciam criação de 'Consórcio da Paz' após megaoperação no Rio
30/10/2025
Governos do Brasil e do RJ criarão Escritório Emergencial de Combate ao Crime Organizado