Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 18/06/2025 | FONTE: campograndenews Paraguai mantém pena de 30 anos a brasileiro preso com 1.880 kg de cocaína Ezequiel de Souza Gomes foi preso em 2012 e revelou a participação de policiais e promotores paraguaios com o narcotráfico

O Tribunal de Recursos, segunda instância da Justiça do Paraguai, confirmou a pena de 30 anos de prisão para o brasileiro Ezequiel de Souza Gomes, 37, preso em 2012 acusado de ser um dos maiores traficantes do departamento de Canindeyú, estado paraguaio vizinho de Mato Grosso do Sul.

Ezequiel e outros 19 traficantes foram presos na Operação Águia Negra, deflagrada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas). Na época, ele fez revelações sobre o envolvimento de autoridades paraguaias com o narcotráfico e disse que recebia proteção de policiais e promotores.

Com a quadrilha do brasileiro, os agentes da Senad encontraram 1.880 quilos de cocaína, trazida da Bolívia através de rotas aéreas operadas pelos chamados “narcopilotos”.

Ezequiel e seus comparsas foram condenados em junho do ano passado, mas os advogados de defesa recorreram à segunda instância, que manteve as penas.

O oficial de polícia Domingo Maldonado também pegou 30 anos de prisão. Com penas que variam de 18 a 29 anos de sentença, foram condenados o financiador dos negócios ilícitos Gilberto Caballero, Juan Tenorio Rivera, o piloto Luis Roca, Martín Báez, Alex dos Santos, Alcidio Vázquez, Celso Ferreira, os também pilotos Gary Sosa, Luis Antelo, Jefferson Teixeira e Marcos Roca.

Também foram condenados o mecânico de aviões Reinaldo Báez, José dos Santos, Francisco Gimenez, Lídio Vera, Jair Alves, Hugo Paredes e Anastácio Ojeda.

Escolta da polícia – Quando o brasileiro foi preso, a Senad revelou que Ezequiel era o responsável pela logística de transporte de drogas e produtos de contrabando e os carregamentos contavam com proteção e até escolta de policiais paraguaios.

Quando morava em Salto del Guairá, cidade paraguaia vizinha de Mundo Novo (MS), Ezequiel também pediu proteção ao Ministério Público do Paraguai, afirmando que estava sofrendo coação e ameaçado de sequestro.

Ezequiel de Souza (à direita) no dia em que foi preso no Paraguai, em 2012 (Foto: ABC Color)

Ezequiel de Souza (à direita) no dia em que foi preso no Paraguai, em 2012 (Foto: ABC Color)


Vereador e outros 11 são condenados por tortura contra indígenas após 20 anos 22/01/2026 Vereador e outros 11 são condenados por tortura contra indígenas após 20 anos
Com agressor solto, família pede justiça pela morte de idoso espancado em casa 16/01/2026 Com agressor solto, família pede justiça pela morte de idoso espancado em casa
Justiça nega vínculo de trabalho com igreja e indenização a pastor de MS 16/01/2026 Justiça nega vínculo de trabalho com igreja e indenização a pastor de MS
Flávio Dino proíbe emendas a ONGs ligadas a parentes de parlamentares 16/01/2026 Flávio Dino proíbe emendas a ONGs ligadas a parentes de parlamentares