Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 26/09/2025 | FONTE: campograndenews Corpos de vítimas de queda de avião em Aquidauana chegam a Campo Grande Rubens Crispim Júnior já foi identificado, e arquiteto chinês Kongjian Yu passará por necropsia ainda hoje

Os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Aquidauana, no último dia 23, chegaram a Campo Grande no início da tarde desta sexta-feira (26), no IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), para os procedimentos de identificação. De acordo com a Polícia Científica, três corpos já passaram por necropsia e tiveram material genético coletado para exame de DNA.

Um deles, do documentarista Rubens Crispim Júnior, foi identificado oficialmente. Já o corpo do arquiteto chinês Kongjian Yu será submetido a necrópsia e coleta de material ainda hoje, com anuência da Embaixada da China no Brasil.

Os exames genéticos das demais vítimas seguem em andamento, com os trabalhos sendo realizados inclusive durante o fim de semana para garantir maior agilidade. A Polícia Científica reforça que os prazos variam conforme a complexidade de cada caso, mas todos os recursos técnicos disponíveis estão sendo aplicados para garantir resultados seguros e confiáveis, com respeito às famílias.

Aeronave ficou completamente destruída. (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (25), o Campo Grande News já havia mostrado que dentes das vítimas foram recolhidos para análise no IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), em Campo Grande, e que o prazo regular para liberação de exames de DNA é de até três meses. No entanto, por se tratar de um caso de repercussão, o procedimento deve ser acelerado.

Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu, fundador do conceito de “cidade-esponja” e referência internacional em urbanismo sustentável; os documentaristas Rubens Crispim Júnior e Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz; além do piloto Marcelo Pereira de Barros, 59 anos.

O arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros (Foto/Redes Sociais)

O Cessna 175, prefixo PT-BAN, caiu em uma área do Pantanal a cerca de 100 quilômetros de Aquidauana, depois de três sobrevoos pela região. Testemunhas relataram que a aeronave tentou pousar no Hotel Barra Mansa após o pôr do sol, fora do horário permitido, mas arremeteu antes de desaparecer do campo de visão. Logo depois, moradores avistaram fumaça e os destroços.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e o Garras (Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) realizam investigação sobre as causas da queda.

 

Por Clara Farias e Gabi Cenciarelli

Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país 27/01/2026 Rota aérea para MG amplia a integração de MS com grandes centros do país
Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS 27/01/2026 Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS
Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS 26/01/2026 Ministério da Agricultura estabelece parâmetros para cultivo de cana em MS
Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo 26/01/2026 Professor de arte de Naviraí participa do Programa Encontro na Rede Globo