
O juízo da 25ª Zona Eleitoral de Eldorado cassou o mandato do vereador de Iguatemi, Agnaldo dos Santos Souza, o Agnaldo Zorba (PSDB), por compra de votos. Ele foi denunciado por um suposto esquema que trocava voto por gasolina.
Conforme o MPF (Ministério Público Federal), teriam sido distribuídos 1,7 mil litros de combustível, gerando um gasto não declarado de R$ 10.148,94, o que “configura captação e gasto ilícito de recursos, evidenciando a existência de ‘caixa dois’ na campanha”.
A defesa do parlamentar alegou que o caso havia prescrito e que as provas haviam sido obtidas ilegalmente, além de não ter ficado demonstrada a participação do tucano no suposto esquema.
O juiz Glauber José de Souza Maia negou a tese de nulidade das provas, além de haver informações extraídas nos autos de busca e apreensão feita pela PF (Polícia Federal).
Ele citou depoimentos de agentes que apontaram que as ordens de abastecimento viriam de Zorba. “A sanção de cassação, neste caso, é proporcional e adequada à gravidade do ilícito e à lesão perpetrada ao bem jurídico protegido, sendo imperiosa para a manutenção da lisura e legitimidade do pleito, concluiu Maia.
Assim, o magistrado cassou o mandato do vereador e determinou a retotalização dos votos para definir o novo ocupante da vaga. Ainda cabe recurso.
Por Adriel Mattos
15/01/2026
Por abuso de poder, Justiça torna ex-prefeito de Nioaque inelegível até 2032
17/11/2025
Justiça Eleitoral anula mandato de vereador por fraude à cota de gênero em Itaquiraí
08/11/2025
Justiça Eleitoral cassa diploma de vereador de Iguatemi por uso de “caixa dois”
05/11/2025
Ministra do TSE vota pela cassação de Cláudio Castro, governador do RJ