Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 13/11/2025 | FONTE: tjms.jus.br Senado Federal aprova indicação da desembargadora Jaceguara Dantas da Silva para o CNJ
O plenário do Senado Federal aprovou na quarta-feira, dia 12 de novembro, o nome da desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Indicada para a vaga destinada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ofício de indicação foi relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).

A relatora destacou a “sólida e diversificada trajetória no Poder Judiciário” da indicada, reconhecendo sua profunda compreensão das realidades jurídicas e sociais. Antes de ter a indicação aprovada em Plenário, Jaceguara Dantas da Silva foi submetida a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou sua indicação.

A magistrada, mulher negra e de origem indígena, possui trajetória consolidada na defesa dos direitos de grupos vulneráveis, além de sólida formação acadêmica e profissional. Jaceguara Dantas é Mestre e Doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP, e possui extensa atuação profissional. Foi advogada, promotora e procuradora de justiça, e atualmente integra a magistratura estadual como desembargadora pelo quinto constitucional, em vaga destinada aos membros do Ministério Público. 

No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, integra a 5ª Câmara Cível, da qual é presidente, a 4ª Seção Cível e a Seção Especial Cível, além de dirigir a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e compor a Comissão Recursal de Heteroidentificação do Poder Judiciário do MS.

Seu trabalho, voltado à proteção de mulheres, em especial àquelas em situação de violência doméstica e familiar; ao combate ao feminicídio e ao racismo; e ainda, em prol dos direitos das pessoas com deficiência, ganhou destaque nacional e lhe rendeu prêmios e homenagens de instituições como o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Embaixada dos Estados Unidos. 

Em 2025, o projeto Monitor de Violência contra a Mulher levou a Magistrada ao segundo lugar do Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, evidenciando sua capacidade técnica e relevância de suas contribuições para um sistema de justiça mais eficiente e plural.

Sua participação sublinha o reconhecimento da contribuição do TJMS para o fortalecimento do Poder Judiciário Nacional, reforçando o compromisso do Estado com a valorização de magistrados compromissados com causas sociais e com a eficiência da prestação jurisdicional.

O CNJ atua para aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, com foco no controle e na transparência administrativa, financeira e disciplinar. Um trabalho de extrema importância, que agora terá a participação de uma das magistradas de Mato Grosso do Sul.

Por Secretaria de Comunicação. com informações da Agência Senado

Mais de 11 mil candidatos realizam provas do concurso de servidores do TJMS 26/01/2026 Mais de 11 mil candidatos realizam provas do concurso de servidores do TJMS
Prazos processuais voltam a contar nesta quarta-feira (21) 21/01/2026 Prazos processuais voltam a contar nesta quarta-feira (21)
Campanha #TodosPorElas promove conscientização e ações de prevenção 19/01/2026 Campanha #TodosPorElas promove conscientização e ações de prevenção
TJMS divulga feriados e estabelece pontos facultativos de 2026 12/12/2025 TJMS divulga feriados e estabelece pontos facultativos de 2026