
Levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), aponta que os agricultores do estado semearam até o dia 10 de novembro, 86,4% da área que será cultivada com a oleaginosa no ciclo 2017/2018.
O plantio segue mais acelerado no sul do estado, onde dos 30 municípios em que foi feito o levantamento da situação, nove já concluíram a semeadura: Amambai,Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Mundo Novo, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru. A média na região é de 91,1% da área plantada.
Depois aparece o centro do estado com média de 78,7%. Entretanto, na região nenhum município concluiu o plantio. Na sequência, vem o norte, com média de 78,1%, e com os agricultores de duas cidades já tendo finalizando o procedimento: Alcinópolis e Coxim.
A estimativa da Aprosoja/MS é de que 2,1 milhões de hectares de soja já tenham sido plantados em Mato Grosso do Sul. Nos últimos dez dias o plantio avançou 16,4% no estado, ou seja, cerca de 398.659 hectares foram plantados neste período.
De maneira geral, a porcentagem de área plantada até o dia 10 de novembro é 4% inferior à média registrada neste mesmo período da safra 2016/2017, o que é considerado normal e dentro das expectativas.
Para a 1ª safra de soja 2017/2018, a estimativa da Aprosoja/MS é que o estado tenha área de 2,5 milhões de hectares e alcance volume de grãos de 8,3 milhões de toneladas e produção total, com produtividade projetada na média de 54 sacas por hectare.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/11/17/plantio_soja.jpg)
Plantio de soja em Mato Grosso do Sul está na reta final, segundo a Aprosoja/MS (Foto: Reprodução/TV Morena)
10/03/2020
Determinadas e atuantes, mulheres se destacam no agro em MS
22/01/2020
Showtec: investimento em pesquisa potencializa agronegócio e safra de soja deve superar 10 milhões de toneladas em MS
13/04/2019
Com 58,6% da safra já comercializada, MS registra discreta alta na saca de soja no início de abril
17/06/2025
Duas cidades de MS estão no ‘top dez’ das que mais cresceram entre as principais produtoras do agro