
Após um diretor ser esfaqueado em uma escola de Naviraí ao flagrar um estudante fumando maconha, o governo do Estado destaca que a Secretaria de Estado de Educação (SED) passou a desenvolver diversos programas para combater crimes dentro do ambiente escolar.

Programa Cultura, Arte e Paz leva aos estudantes palestra contra uso de drogas e violência Foto: SED
Um dos programas oferecidos é o Cultura, Arte e Paz (CAP), dividido em cinco eixos principais: Educação em Direitos Humanos; Prevenção e Combate à Violência; Prevenção de Acidentes e Cuidados com a Saúde; Prevenção Patrimonial Público e Privado; e Sustentabilidade.
O CAP conta com a parceria de diferentes instituições públicas e privadas para a realização de atividades como palestra, oficinas pedagógicas para estudantes, formação para gestores, professores e pais ou responsáveis, que fortaleçam a justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância, respeito, valorização à vida e à cultura de paz.
Sobre os dados de violência registrados em 2017, a assessoria do governador Reinaldo Azamvuja (PSDB) explica que “os dados referentes às ocorrências registradas em ambiente escolar nas unidades da Rede Estadual de Ensino permanecem na escola, conforme prevê o Regimento Escolar aprovado na Resolução/SED n. 3.280, de 17 de maio de 2017, por meio dos artigos: 63, inciso XXIV; 70, inciso V; 84, parágrafo único; 85, 90, 92 e 100”.
Segundo o governo do Estado, o projeto “Família e Escola” também é oferecido nas unidades para propor a reflexão com os pais e responsáveis sobre a importância de sua participação no desenvolvimento integral de seus filhos, com intuito de sensibilizar os familiares sobre a necessidade do acompanhamento afetivo no processo.
Outro projeto realizado, é o Justiça Restaurativa nas Escolas em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude com finalidade de prevenir a violência e proporcionar a solução de conflitos no âmbito escolar. Além disso, a Secretaria o de Educação orienta as unidades escolares a encaminhar para os órgãos competentes as ocorrências referentes ao consumo ou tráfico de drogas, agressão e lesão corporal e ameaças ocorridos dentro das escolas.
Diretor esfaqueado
O diretor da escola estadual Antônio Fernande em Naviraí, Marlon Morch, de 35 anos, foi esfaqueado por um estudante de 16 anos em junho deste ano. Câmeras de segurança da escola filmaram o momento em que o aluno atacou o diretor pelas costas. O caso foi encaminhado para a unidade policial.
15/01/2026
Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento
16/12/2025
LOA é sancionada com orçamento de R$27,1 bilhões para 2026 em MS
25/11/2025
Governo de Mato Grosso do Sul divulga lista de feriados e pontos facultativos para 2026
24/09/2025
Governo de MS divulga datas para pagamento das duas parcelas do 13° salário aos servidores