
A violência contra policiais militares assusta: em 12 horas, dois PMs foram assassinados no estado do Rio. O caso mais recente ocorreu na Avenida dos Democráticos, em Higienópolis, na Zona Norte, pouco antes das 5h desta segunda-feira. O segundo sargento Fabio Alexandre Eufrásio Silva, 45 anos, foi atingido por quatro tiros, pelo menos um deles de fuzil, enquanto fazia uma blitz na via. Os disparos o atingiram no rosto, tórax, braço esquerdo e perna direita. Ele foi o 129º policial militar morto no estado em 2017.
Eram pelo menos quatro bandidos dentro do veículo, um Chevrolet Cobalt, e dois deles desceram atirando contra os policiais que estavam na blitz, atingindo Eufrásio quatro vezes. O PM era lotado no 22º BPM (Maré).

Fuzil do PM morto perto do Jacarezinho foi devolvido na UPP Manguinhos. No detalhe, a marcação que o identifica como uma arma da Polícia Militar Montagem sobre divulgação
A vítima chegou a ser levada para o Hospital Geral de Bonsucesso, onde deu entrada às 4h55, mas já chegou morta, de acordo com a unidade. Por causa da morte do policial, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) realiza uma operação no Jacarezinho, comunidade que fica perto do local do crime, na manhã desta segunda, e muitos tiros são ouvidos na favela.
O fuzil do PM que tinha sido levado foi entregue na sede da UPP Manguinhos, onde o Batalhão de Choque (BPChq) atua na favela do Mandela. Os policiais do Choque também estão na Favela do Arará, em Benfica.
O carro dos bandidos, que tem placa de São Gonçalo, foi abandonado entre as avenidas dos Democráticos e Dom Hélder Câmara. O veículo tinha marcas de sangue e pelo menos oito disparos em sua lataria.

PM foi morto na Avenida dos Democráticos, em Bonsucesso Google Maps
Poucos antes das 9h, um blindado aguardava autorização para entrar com 18 homens no Jacaré, mas o Comando de Policiamento de Área (CPA) não autorizou. Bandidos atiraram de dentro da favela contra os policiais que estavam na entrada da favela.
"Morre um policial e por conta de politicagem temos que ficar expostos aqui na entrada da comunidade e ninguém faz nada. O comandante (do 22º BPM) mandou virmos para cá e estamos parados aqui", disse um policial, que era amigo de Eufrásio.
"Executaram meu colega. Um outro policial chegou a trocar tiros com os bandidos e está no HGB (Hospital de Bonsucesso) em estado de choque", contou o PM, que trabalhava com o policial morto há mais de 18 anos.
Até as 9h a Polícia Civil ainda não havia enviado uma equipe para a cena do crime nem para onde o veículo dos bandidos foi encontrado, mesmo com a Cidade da Polícia a poucos metros do local. Os peritos chegaram para começar os trabalhos às 10h05.
O segundo sargento Eufrásio tinha 18 anos de Polícia Militar, deixa esposa e seis filhos. Ele é o 129º policial militar morto em 2017, o 27º morto em serviço.
PM do Bope morto na Penha
Já no início da noite deste domingo, um PM lotado no Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi morto a tiros, no início da noite deste domingo, na Avenida Brasil, altura da Penha, Zona Norte do Rio.
Há duas versões para este caso. Em uma delas, Éder Gomes de Matos teria reagido a uma tentativa de assalto, na altura do Parque Proletário. No entanto, outras testemunhas contam que os criminosos atiraram no PM após verem que ele estava armado.
Até o momento, a corporação ainda não informou o motivo do crime. Éder chegou a ser socorrido por militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Parque Proletário, mas não resistiu aos ferimentos.
21/01/2026
Aparecida dos Santos Loubet, mãe do deputado Vander, morre aos 83 anos
13/01/2026
Morre o radialista Sidney Assis, aos 54 anos em Coxim
31/12/2025
Nota de falecimento: ANITA DE OLIVEIRA SILVA
26/12/2025
Ex-campeão de fisiculturismo de MS morre após abuso de anabolizantes