
A partir desta quarta-feira (17) os motoristas sul-mato-grossenses poderão utilizar a CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação). A versão é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados. O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pelo Play Store e pela App Store.

Diretor presidente do Detran-MS Roberto Hashioka (Foto: Divulgação/ Jaqueline Hahn Tente)
De acordo com o Detran-MS (diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito), Roberto Hashioka, a CNH-e tem o mesmo valor do documento impresso e não implicará em custos para o usuário.
Conforme divulgado pelo Detran-MS, a CNH-e só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02 de maio de 2017.
Caso o usuário deseje o documento digital e não possua a última versão da CNH, ele deverá antecipar a renovação ou solicitar uma segunda via, nestes casos específicos é necessário pagar as taxas do órgão.
A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada. (Com assessoria)
17/12/2025
Detran e Cetran alinham implementação da nova CNH e mudanças na legislação de ciclomotores
31/10/2025
DETRAN, PM e Gerência de Trânsito firmam pacto para reforçar a segurança viária em Naviraí
16/09/2019
Fim da exigência de simulador para CNH e suspensão de aulas para cinquentinha valem a partir desta segunda
28/03/2019
Amarrado com cordas, fitas e multas no valor de R$ 215 mil, carro é apreendido em blitz da PM