
Um pedido de afastamento do prefeito de Naviraí, José Izauri de Macedo (DEM), pode ser votado pela Câmara de Vereadores do município. O mesmo será colocado em pauta em sessão extraordinária, na quinta-feira(12), às 19h, na casa de leis.
O documento foi elaborado pelo vereador Eurides Rodrigues e pontua sobre “situação de calamidade” no município.
De acordo com o texto, o qual reportagem teve acesso, é pedido o afastamento com a afirmação de não cumprimento pelo gestor do município dos “Princípios da Eficiência e da Moralidade, princípios Constitucionais da Administração Pública”.
Em um trecho, o documento elaborado pelo vereador diz que a população vivencia problemas graves em todas as áreas da assistência pública e diz que o fato é motivado pelo emprego de recursos públicos de forma incompetente e ineficiente.
No documento é solicitado ainda que o prefeito “deve ser responsabilizado pelos seus atos de má gestão, descumprimento princípios constitucionais, e deve responder por estes nos termos do Decreto-Lei n. 201/67, por infrações político-administrativas (art. 4º).
De acordo com a assessoria do vereador, é necessário maioria absoluta para posteriores encaminhamentos quanto ao afastamento.
O Dourados News entrou em contato via telefone com a Prefeitura de Naviraí na tarde desta terça-feira (10), porém não foi atendido para um posicionamento referente a esta situação.
08/01/2026
Lula veta PL da Dosimetria, que reduz as penas dos condenados pelo 8 de Janeiro
20/12/2025
R$ 6,5 trilhões: Congresso aprova orçamento para 2026
19/12/2025
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
16/12/2025
Riedel discute integração da segurança e mudanças climáticas com governadores