Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 06/09/2018 | FONTE: G1 MS Vespas centenárias 'escapam' de incêndio em Museu Nacional por estarem emprestadas para UFGD A coleção com 82 vespas foi cedida há 2 anos para uma tese de doutorado, na Universidade Federal da Grande Dourados.

Uma coleção de 82 vespas do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, "escapou" do incêndio, por estar emprestada para a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

As vespas estão guardadas em um dos laboratórios da Universidade que fica em Dourados (MS), a 214km de Campo Grande.

A coleção foi emprestada aos pesquisadores, há quase 2 anos, para uma tese de doutorado. Deveriam voltar ao Museu Nacional ainda esse ano, mas houve um atraso porque a pesquisa não foi concluída.

O pesquisador é doutorando em Biologia, Breno Maycon Trad. A pesquisa estuda a "Relação entre as espécies e evolução do corpo ao longo do tempo de vespas encontradas na América do Sul.

 

Segundo Breno, essa é uma das poucas coleções que existem no Brasil e no mundo, e que é uma "fonte de conhecimento inesgotável que se tivesse ficado no Museu Nacional, teria se perdido". 

Uma etiqueta na coleção menciona o Museu Nacional, ao qual a coleção de vespas pertence.  (Foto: Diogo Nolasco)

Uma etiqueta na coleção menciona o Museu Nacional, ao qual a coleção de vespas pertence. (Foto: Diogo Nolasco)

Boa parte delas tem mais de 100 anos. Algumas foram coletadas entre os anos de 1917 e 1922. Os exemplares são de várias cidades do Brasil e até de outros países.

 

O Museu Nacional já foi avisado que a coleção está em Mato Grosso do Sul. Muito do material coletado durante décadas no pantanal e na região de Bonito, estavam no Museu, como o fóssil do cavalo pantaneiro, quem tem pelo menos 18 mil anos.

VÍDEO: Incêndio atinge torre de resfriamento da Usina Raízen em Caarapó 20/01/2026 VÍDEO: Incêndio atinge torre de resfriamento da Usina Raízen em Caarapó
Ônibus com grupo evangélico pega fogo na BR-163 em Itaquiraí 21/11/2025 Ônibus com grupo evangélico pega fogo na BR-163 em Itaquiraí
Imagem resiste a incêndio que destruiu casa no Universitário 11/10/2025 Imagem resiste a incêndio que destruiu casa no Universitário
Operação Pantanal: atuação do Corpo de Bombeiros contribui para controle de incêndio em parque estadual de MS 08/10/2025 Operação Pantanal: atuação do Corpo de Bombeiros contribui para controle de incêndio em parque estadual de MS