
Um projeto desenvolvido na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí oferece verduras produzidas na horta do presídio a familiares de detentos. Os produtos são entregues no último final de semana de cada mês, durante o dia destinado à visita de menores, que vão até o local acompanhado pelos responsáveis.
De acordo com a direção da unidade prisional, ao mesmo tempo que os reeducandos trabalham no cultivo dos hortaliças para ampliar o processo de ressocialização, a ação proporciona o acesso à alimentos saudáveis e humanizado aos familiares.
“Doamos para as famílias dos internos que nos visitam algo em torno de dois pés de alface, rúcula e um maço de salsinha e cebolinha; neste mês temos pepinos e no mês passado foi jiló”, detalha o diretor da penitenciária,
Rogério Capote.
Além dos familiares dos custodiados, as hortaliças cultivadas no local também são doadas a instituições assistenciais da cidade. Toda semana o Lar dos Meninos e uma igreja que presta assistência a 15 menores vão até o presídio para receber as doações de verduras.
Para o diretor da unidade prisional o labor na horta contribui para o bom comportamento dos custodiados, pois gera ocupação produtiva e remição na pena.
“Além disso, é uma forma de nossos reeducandos ajudarem às suas famílias e também às entidades que precisa”, afirma. “É uma forma do sistema penitenciário retribuir à sociedade o que é gasto com a manutenção da unidade”, finaliza.

Foto: Divulgação
27/01/2026
Ampliação do sistema prisional eleva em 89% a capacidade da penitenciária de Dois Irmãos do Buriti
12/01/2026
Em MS, sete presos da “saidinha” de fim de ano não retornaram para cumprir pena
22/12/2025
Unidades penais de Campo Grande e Dourados ganham reconhecimento facial para entrada e saída de internos
18/12/2025
Presídio Federal de Campo Grande receberá sistema antidrone comprado em Israel