
Morreu na noite desta quinta-feira, o ilustrador, escritor, jornalista e criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, Aldyr Schlee, que estava internado há cerca de duas semanas no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas. Ele lutava contra um câncer de pele desde 2012.
Em 1953, o jovem Aldyr, de 19 anos, participou do concurso do jornal carioca Correio da Manhã que propunha um novo desenho para a camisa da Seleção Brasileira, que era toda branca e ficou marcado após o fiasco na Copa de 1950, quando o Brasil foi derrotado na final pelo Uruguai, em um episódio do futebol que ficou conhecido como 'Maracanazo'.
Após varios rascunhos, Aldyr chegou a três opções de uniforme: uma com uma camisa verde e calção branco; camisa amarela com listras transversais azul e verde; e a icônica camisa amarela, com gola e mangas na cor verde, calção azul e meias brancas. Está última, vencedora do concurso. Como prêmio, ele recebeu o equivalente a R$ 20 mil e foi contratado como estagiário no jornal.
Aldyr Schlee iria completar 84 anos no próximo dia 22 de novembro. Além de jornalista e escritor, ele era torcedor apaixonado do Brasil de Pelotas e professor da Universidade Federal de Pelotas. Ele foi premiado em 1963 com o Esso de jornalismo e recebeu duas vezes o prêmio da Bienal de Literatura.
21/01/2026
Aparecida dos Santos Loubet, mãe do deputado Vander, morre aos 83 anos
13/01/2026
Morre o radialista Sidney Assis, aos 54 anos em Coxim
31/12/2025
Nota de falecimento: ANITA DE OLIVEIRA SILVA
26/12/2025
Ex-campeão de fisiculturismo de MS morre após abuso de anabolizantes