
A reportagem apurou agora que os indígenas de Caarapó colocaram fogo na Fazenda Novilho, segundo informações das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros de Caarapó.
É possível que o ataque tenha sido feito em represália à decisão da Justiça que suspendeu o processo administrativo de demarcação de terras indígenas, na semana passada.
A Força Nacional está no local, já que a Polícia Militar está com acesso limitado ao local.
Na semana passada os advogados dos produtores rurais comemoraram a decisão judicial.
"A decisão judicial que suspende a demarcação das terras indígenas é uma conquista de toda a classe dos produtores rurais, uma vez que a suspensão não beneficia apenas as partes do processo, mas todos os que estão dentro da demarcação.
Ainda sinaliza o entendimento uníssono do judiciário quanto ao entendimento do que é terra indígena, apontando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, em específico caso Raposa Serra do Sol"
Advogados do Processo: Milton Jr. Lugo dos Santos e Roni Vargas Sanches.
No dia 31 de agosto o Alô Caarapó publicou o início do conflito que resultou na morte de um indígena.
Entenda o que aconteceu ano passado
Um grupo de índios está sendo acusados de colocarem fogo em uma plantação de cana-de-açúcar na Fazenda Novilho, no município de Caarapó.
Segundo boletim de ocorrência da Delegacia de Polícia Civil o funcionário da Usina São Fernando W.P.O (35 anos), relatou na delegacia que neste domingo (30), por volta das 11h30 ocorreu um incêndio na lavoura de cana, na referida fazenda, e que tal incêndio queimou 30 hectares de cana.
Sendo que a área queimada é arrendada para a Usina São Fernando, e que se suspeita que o incêndio tenha sido provocado por índios da Aldeia Te’ Ýikue, de onde a fazenda faz divisa.
Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza, 20, morreu na manhã da terça-feira, 14 de junho, em Caarapó. Ele é agente de saúde indígena e filho do vice capitão da aldeia Tey Kuê, liderança bastante conhecida na região.
Preocupação
O último conflito que resultou em morte do agente da saúde indígena começou com ato semelhante dos indígenas, que foram acusados de atearem fogo na mesma Fazenda Novilho, em 30 de agosto de 2016.
20/01/2026
VÍDEO: Incêndio atinge torre de resfriamento da Usina Raízen em Caarapó
21/11/2025
Ônibus com grupo evangélico pega fogo na BR-163 em Itaquiraí
11/10/2025
Imagem resiste a incêndio que destruiu casa no Universitário
08/10/2025
Operação Pantanal: atuação do Corpo de Bombeiros contribui para controle de incêndio em parque estadual de MS