Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 19/02/2019 | FONTE: odia Receita alerta para e-mail falso sobre malha fiscal do IR Mensagem informa que o destinatário está em malha fiscal e indica um link que supostamente levaria a um relatório do Imposto de Renda 2018

A Receita alerta para uma mensagem falsa de e-mail que está circulando em nome da Instituição. A mensagem informa que o destinatário está em malha fiscal e indica um link que supostamente levaria a um relatório do Imposto de Renda 2018.

A Receita destaca que não envia e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fiscal. Nem autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome.

Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, "pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do usuário".

A Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal em São Paulo assinala que como o e-mail abre a possibilidade de entrega de documentação, há ainda o risco de exposição de dados pessoais do cidadão, o que pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes.

Para saber se a declaração está na malha, o contribuinte deve acessar o Extrato de Processamento da DIRPF via e-CAC, no site da Receita Federal (rfb.gov.br).

Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

 

Na seção Pendências de malha do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

MEIs têm até 30 de janeiro para solicitar reenquadramento no Simples Nacional 28/01/2026 MEIs têm até 30 de janeiro para solicitar reenquadramento no Simples Nacional
Petrobras reduz preços de gasolina para distribuidoras 27/01/2026 Petrobras reduz preços de gasolina para distribuidoras
Anfavea: produção veicular com kits importados ameaça 69 mil empregos 21/01/2026 Anfavea: produção veicular com kits importados ameaça 69 mil empregos
Ainda deve demorar para acordo Mercosul-UE se tornar realidade 18/01/2026 Ainda deve demorar para acordo Mercosul-UE se tornar realidade