Sexta-Feira, 08 de Maio de 2026

DATA: 20/02/2019 | FONTE: Agência Brasil Metalúrgicos da Ford entram em greve após anúncio de fim de fábrica Montadora informou que unidade no ABC Paulista será desativada

Em assembleia realizada no início da noite desta terça-feira(19), os metalúrgicos da Ford decidiram entrar em greve contra o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Uma nova assembleia ocorrerá na próxima terça-feira (26).

"Nós lutamos, fizemos de tudo para que isso não ocorresse. Precisamos ir todos para a casa e retornar na semana que vem. Até lá é greve", disse o coordenador-geral do Comitê Sindical na Ford, José Quixabeira de Anchieta.

A Ford anunciou ontem(19) que encerrará as atividades na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A empresa também confirmou que deixará o mercado de caminhões na América do Sul. No Brasil, deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques.

“A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável”, disse a empresa em nota.

O sindicato retificou o número de trabalhadores na fábrica para 3.200 diretos e mil indiretos. Mais cedo, havia sido informado que eram 2.800 diretos.

A Ford tem três fábricas no Brasil, em Camaçari (BA), São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté (SP), e um campo de provas em Tatuí (SP).

Anvisa suspende fabricação e determina recolhimento de produtos da marca Ypê 07/05/2026 Anvisa suspende fabricação e determina recolhimento de produtos da marca Ypê
Vem aí o 'INSS Empresa': sistema para empregadores consultarem afastamentos dos empregados 07/05/2026 Vem aí o 'INSS Empresa': sistema para empregadores consultarem afastamentos dos empregados
Prefeitura de Naviraí Convoca Responsáveis por Túmulos Abandonados no Cemitério 06/05/2026 Prefeitura de Naviraí Convoca Responsáveis por Túmulos Abandonados no Cemitério
Escolas de Dourados são investigadas por recusar alunos autistas e cobrar taxa 05/05/2026 Escolas de Dourados são investigadas por recusar alunos autistas e cobrar taxa