
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou nesta terça-feira(16), lei que obriga hospitais, clínicas, consultórios e similares, particulares ou não, a informar aos pacientes em tratamento de câncer que a reconstrução da mama retirada é feita de forma gratuita nos hospitais públicos de Mato Grosso do Sul.
Segundo o texto, as unidades hospitalares serão obrigadas a afixar placas ou cartazes para informar aos pacientes em tratamento de câncer que a cirurgia de reconstrução da mama pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O cartaz deverá ser afixado em local de fácil visualização, medindo no mínimo de uma folha de tamanha A4. As placas ou cartazes devem conter os seguintes dizeres:
“As mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer, têm direito a cirurgia plástica reconstrutiva, nos moldes do artigo 1º da lei federal Nº 9.797/99.”
A lei entra em vigor 60 dias após a sua publicação no diário oficial.
28/01/2026
Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país
28/01/2026
Prefeitura de Naviraí lança Programa para Reduzir Filas de Consultas e Cirurgias em fevereiro
27/01/2026
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
22/01/2026
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país