Domingo, 21 de Junho de 2026

DATA: 22/05/2019 | FONTE: campograndenews Bloco do PCC: Pente-fino apreende 86 facas e 12 celulares na PED em Dourados Vistoria na PED, feita por agentes penitenciários apoiados por homens do Batalhão de Choque da PM, durou quatro horas

Pelo menos 12 celulares e 86 facas artesanais foram encontrados no pente-fino feito por agentes penitenciários e homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar nesta quarta-feira (22) em celas do bloco 4 da PED (Penitenciária Estadual de Dourados ). A ala é ocupada por pelo menos 120 presos do PCC (Primeiro Comando da Capital).

As informações foram relatadas por fontes que pediram anonimato. O relatório final com o balanço da operação ainda não foi divulgado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Iniciada às 6h50, assim que a batalhão chegou à cidade, a 233 km de Campo Grande, a vistoria terminou por volta de 11h. Em seguida os policiais voltaram para a Capital. Segundo eles, não houve resistência por parte dos presos.

O pente-fino, feito após todos os presos serem retirados das celas do bloco 4, também encontrou uma cela do raio 2 com as grades serradas. A cela número 20 era ocupada por presos da facção paulista.

De manhã, a Agência já tinha informado que não foi encontrado o suposto túnel que estaria sendo escavado no bloco 4. A descoberta do plano de fuga causou um princípio de tumulto no presídio, ainda na manhã de ontem.

Fontes relataram à reportagem que os presos estavam amotinados, fora das celas. A Agepen negou o motim e garantiu que todos os presos estavam trancafiados.

No fim da tarde de ontem surgiu outra informação, de que os presos de fato estavam nas celas, mas não permitiram a entrada dos agentes para verificar sobre o suposto túnel.

 

Segundo a Agepen, o Batalhão de Choque foi chamado por medida de segurança, após os presos do bloco 4 apresentarem resistência ao acesso dos agentes nas celas. Na noite de ontem, o fornecimento de água e energia elétrica desse bloco foi interrompido para dificultar eventual tentativa de fuga.

Foto: Adilson Domingos

 

Policiais do Batalhão de Choque da PM entram na Penitenciária de Dourados, às 6h56 de hoje (Foto: Adilson Domingos)

Policiais do Batalhão de Choque da PM entram na Penitenciária de Dourados, às 6h56 de hoje Foto: Adilson Domingos

PED receberá equipamentos inéditos para reforçar inteligência penitenciária 17/06/2026 PED receberá equipamentos inéditos para reforçar inteligência penitenciária
Programa “PED Chinelo” atende presos que não têm o mais simples dos calçados 18/05/2026 Programa “PED Chinelo” atende presos que não têm o mais simples dos calçados
Com fronteira estratégica, MS pode ter 8 presídios inseridos em modelo federal 15/05/2026 Com fronteira estratégica, MS pode ter 8 presídios inseridos em modelo federal
Polícia Penal utiliza drones para ampliar a vigilância na Penitenciária de Dourados 09/05/2026 Polícia Penal utiliza drones para ampliar a vigilância na Penitenciária de Dourados