Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026

DATA: 25/06/2019 | FONTE: TanaMídia Naviraí SIG deflagra 6ª fase da Operação “Osíris” e prende mãe de integrante do PCC com arma restrita

No dia 04 de maio deste ano, por volta das 9 horas, em Naviraí, dois indivíduos, em uma motocicleta, tentaram matar um desafeto da facção criminosa, cuja identidade da vítima será preservada.

O garupa da motocicleta teria descido e se dirigido com uma pistola em punho em direção à vítima. A pistola teria “engasgado” por estar travada, momento em que a vítima conseguiu fugir.

O SIG (Setor de Investigações Gerais) da 1ª DP Naviraí iniciou investigação, tendo sucesso em identificar não apenas os pistoleiros, mas também outros três indivíduos que estariam envolvidos no crime e que integrariam a facção criminosa conhecida por PCC – Primeiro Comando da Capital.

Foi representado pela prisão preventiva dos suspeitos, o que foi deferido pela Justiça Criminal de Naviraí. Também foi representada pela busca em um imóvel onde supostamente estaria sendo guardada a arma de fogo utilizada no crime e pela facção.

Durante a operação deflagrada nesta terça-feira (25), os cinco mandados de prisões foram cumpridos. Quatro pessoas já se encontravam recolhidos pela prática de outros delitos esclarecidos também no contexto da Operação “Osíris” e dessa forma responderam por todos os crimes cometidos, cujas penas, em caso de condenação, serão somadas.

Durante as buscas no imóvel de um dos suspeitos, uma arma de fogo foi localizada, sendo uma pistola de origem estrangeira, calibre .9mm, a qual é de uso restrito.

Foto: Divulgação PC

A moradora da residência, Eliana Rodrigues de Souza Canaverde, de 54 anos, mãe de um dos suspeitos Lucas Alberto Canaverde, que se encontra recolhido em Penitenciária do Estado, foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito.

 

As investigações do SIG de Naviraí prosseguem visando apurar se alguns homicídios na cidade também teriam sido praticados nesse contexto de Tribunal do Crime. Até o momento, somando-se todas as fases, 30 mandados de prisões/apreensões já foram cumpridos.

A operação deflagrada como Osíris é uma referência da mitologia egípcia que é o Deus do julgamento e relaciona-se com a vida a essa divindade que foi atribuído o trabalho de julgar os mortos. Sendo semelhante como a facção age, julgando seus rivais e condenando-os à morte.

 

As investigações acerca do Tribunal do Crime sugerem que as vítimas após serem julgadas, a depender da decisão dos líderes, são executadas.

Ataque a tiros na fronteira mata um e deixa outro em estado grave 29/01/2026 Ataque a tiros na fronteira mata um e deixa outro em estado grave
Quatro matam adolescente de 17 anos com facadas e tiros em briga por ciúmes 29/01/2026 Quatro matam adolescente de 17 anos com facadas e tiros em briga por ciúmes
Suspeitos tentam fugir, reagem à abordagem e são mortos a tiros na Capital 29/01/2026 Suspeitos tentam fugir, reagem à abordagem e são mortos a tiros na Capital
Em Naviraí, indivíduo armado assalta posto de combustível na madrugada 29/01/2026 Em Naviraí, indivíduo armado assalta posto de combustível na madrugada