Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

DATA: 26/06/2019 | FONTE: odia Por 3 a 2, Segunda Turma do STF decide manter Lula preso Maioria dos ministros rejeitou a possibilidade de Lula ficar livre até a Segunda Turma concluir o julgamento sobre a atuação do ex-juiz federal Sergio Moro

Após o voto do ministro Celso de Mello, o único indefinido, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira, por 3 votos a 2, manter preso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre pena desde abril do ano passado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

A maioria dos ministros rejeitou a possibilidade de Lula ficar livre até a Segunda Turma concluir o julgamento sobre a atuação do ex-juiz federal Sergio Moro. Os advogados do petista acusam Moro de "parcialidade" ao condenar Lula e assumir um cargo depois no primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro.


A possibilidade de a Segunda Turma construir uma "solução intermediária" para retirar Lula da cadeia mesmo sem concluir o julgamento da suspeição de Moro foi antecipada hoje pelo Estadão

A defesa de Lula acusa o ex-juiz da Lava Jato de "parcialidade" e de agir com "motivação política" ao condená-lo no caso do triplex e assumir depois um cargo no primeiro escalão do governo de Jair Bolsonaro.

Apesar do processo que traz essas alegações ter sido apresentado ao Supremo no ano passado, a defesa de Lula incluiu na ação conteúdo de mensagens trocadas entre Moro enquanto era magistrado com procuradores da força-tarefa da Lava Jato, divulgadas pelo site The Intercept Brasil.

As conversas, segundo o site, sugerem que o então juiz teria orientado investigações da operação. O ministro da Justiça de Bolsonaro, porém, tem afirmado não ser possível garantir a autenticidade das mensagens, pois não possui o aplicativo usado na época e não tem mais os registros. Ele nega também qualquer atitude contra a lei.

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores desembarcaram em peso no STF para acompanhar presencialmente a sessão. Entre os políticos que compareceram ao Supremo estavam os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Paulo Rocha (PT-PA) e Humberto Costa (PT-PE), entre outros.

Vereador e outros 11 são condenados por tortura contra indígenas após 20 anos 22/01/2026 Vereador e outros 11 são condenados por tortura contra indígenas após 20 anos
Com agressor solto, família pede justiça pela morte de idoso espancado em casa 16/01/2026 Com agressor solto, família pede justiça pela morte de idoso espancado em casa
Justiça nega vínculo de trabalho com igreja e indenização a pastor de MS 16/01/2026 Justiça nega vínculo de trabalho com igreja e indenização a pastor de MS
Flávio Dino proíbe emendas a ONGs ligadas a parentes de parlamentares 16/01/2026 Flávio Dino proíbe emendas a ONGs ligadas a parentes de parlamentares