Quinta-Feira, 19 de Março de 2026

DATA: 07/07/2019 | FONTE: Correio do Estado Audiência pública discute nesta semana situação de frigoríficos em MS Setor emprega 26 mil, mas vem fechando unidades no Estado

Audiência pública na Assembleia Legislativa debate na próxima terça-feira (09) os desafios dos frigoríficos em Mato Grosso do Sul. O setor, que encerrou o ano de 2018 com 134 unidades no Estado (entre processamento de peixe, bovinos, aves e suínos), de acordo com dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), responde pela geração de 26.135 empregos e um valor de produção de R$ 14,5 bilhões, porém a cadeia produtiva ainda permanece sob os efeitos da crise econômica dos últimos cinco anos e continua a registrar o fechamento de plantas em MS.

De acordo com informações do deputado estadual João Henrique Catan (PL), proponente da audiência pública, o evento deve contribuir para diagnosticar a realidade da indústria de frigoríficos no Estado, avaliando os resultados das empresas em operação e, principalmente, elencando os problemas encontrados nas unidades que tiveram seus trabalhos encerrados.

No início de junho deste ano, mencionou o parlamentar, o frigorífico Marfrig confirmou o fechamento da unidade localizada no município de Paranaíba, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, culminando na demissão de mais de 500 funcionários. A nota não explicou o motivo do encerramento das atividades da empresa.

“O maior objetivo é pensar como criar estratégias de fortalecimento dos frigoríficos, analisando toda a cadeia produtiva da carne, encontrando todos os problemas pontuais, principalmente na garantia do mercado com um valor competitivo, na modernização das regras e medidas fiscais e principalmente a garantia dos direitos dos empresários e trabalhadores envolvidos”, destacou.

Representantes do Governo do Estado, da Fiems, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), do Tribunal de Contas de MS, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), empresários do setor e da sociedade civil estão presentes no evento, que será realizado das 13h às 17h, no Plenário Deputado Júlio Maia da Casa de Leis.

COP15: Chefes de Estado em MS vai impulsionar debate sobre rota bioceânica, diz Riedel 19/03/2026 COP15: Chefes de Estado em MS vai impulsionar debate sobre rota bioceânica, diz Riedel
Suzano e prefeitura entregam Plano de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo com foco em crescimento sustentável 19/03/2026 Suzano e prefeitura entregam Plano de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo com foco em crescimento sustentável
Governo cria centro ligado à PF para proteção de criança e adolescente 18/03/2026 Governo cria centro ligado à PF para proteção de criança e adolescente
MS e outros 20 estados aderem a pacote para conter alta dos combustíveis 18/03/2026 MS e outros 20 estados aderem a pacote para conter alta dos combustíveis