
Os 132 equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito mantidos pela empresa Perkons, do Paraná, em 18 cidades do interior de Mato Grosso do Sul, foram desligadas.
Em Naviraí três lombadas eletrônicas foram desligadas. Elas estão instaladas nas avenidas Dourados, Amambaí e Caarapó. As câmeras foram cobertas por um saco plástico preto e nas lombadas foi posto um aviso escrito “desligado”.

Foto:Umberto-Zum
Em nota divulgada a Perkons, primeira empresa a instalar lombadas em Mato Grosso do Sul, ainda na década de 1990, diz ter firmado em 2014 contrato com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Su), para a prestação dos serviços.
De acordo com a Perkons, durante todo o período, “a integralidade do contrato foi cumprida” pela empresa. Apesar disso, alega a empresa, por repetidas vezes ao longo dos últimos nove meses precisou reiterar a importância da quitação das medições pendentes de pagamento desde outubro/2018.
A empresa alega que, depois de cobrar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) por várias vezes nos últimos nove meses, o desligamento foi a única alternativa. A dívida, cujo valor atual é de R$ 10,4 milhões.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, mais uma vez, não houve qualquer manifestação ou providência, motivo pelo qual, conforme a Perkons, não há possibilidade de permanência dos serviços prestados e os aparelhos foram desligados por tempo indeterminado.
A assessoria do DETRAN informou que a situação está sendo analisada pelo setor financeiro juntamente com o diretor-presidente e que assim que houver um posicionamento oficial haverá uma manifestação.
Confira as cidades onde os radares e lombadas foram desligados:
Amambai
Anastácio
Anaurilandia
Bataguassu
Bataiporã
Campo Grande
Deodápolis
Dourados
Glória de Dourados
Ivinhema
Jateí
Maracaju
Naviraí
Nova Andradina
Rochedo
Sidrolândia
Três Lagoas
Ponta Porã
* Com informações site Campo Grande News
27/01/2026
Naviraí credencia operadoras para gerir R$ 12 milhões em vale-alimentação
21/01/2026
Prefeito de Ladário proíbe uso de redes sociais e gravação de vídeos durante expediente
15/01/2026
Lei proíbe corte de água em casas com pessoas doentes e acamadas na Capital
14/01/2026
Dourados ganha voo diário para SP e amplia conexão com o Brasil e exterior