Quarta-Feira, 18 de Março de 2026

DATA: 12/09/2019 | FONTE: Agência Brasil No Twitter, Bolsonaro descarta recriação da CPMF e aumento de tributos

O presidente Jair Bolsonaro descartou ontem(11), em mensagem no Twitter, a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ou o aumento da carga tributária.

Ele repercutiu ainda a exoneração do secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra. De acordo com a publicação, a saída de Cintra do cargo está ligada à defesa que o agora ex-titular da Receita fazia da criação de um novo imposto sobre movimentações financeiras.

"Paulo Guedes exonerou, a pedido, o chefe da Receita Federal por divergências no projeto da reforma tributária. A recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do Presidente", escreveu Bolsonaro.

TENTATIVA DE RECRIAR CPMF DERRUBA CHEFE DA RECEITA. Paulo Guedes exonerou, a pedido, o chefe da Receita Federal por divergências no projeto da reforma tributária. A recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do Presidente.

Na nota em que anunciou a exoneração do secretário, o Ministério da Economia destacou “que não há um projeto de reforma tributária finalizado" e que a equipe econômica "trabalha na formulação de um novo regime tributário para corrigir distorções, simplificar normas, reduzir custos, aliviar a carga tributária sobre as famílias e desonerar a folha de pagamento".

Bolsonaro segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia incisional. O procedimento é parte do tratamento relacionado ao ferimento de faca sofrido pelo presidente há um ano, durante um ato de campanha eleitoral.

Tereza Cristina diz que não existe negociação para ser vice de Flávio Bolsonaro 07/03/2026 Tereza Cristina diz que não existe negociação para ser vice de Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro afasta risco de racha e reafirma união com Riedel e Reinaldo 05/03/2026 Flávio Bolsonaro afasta risco de racha e reafirma união com Riedel e Reinaldo
MDB de MS assina manifesto contra aliança com Lula e defende independência 04/03/2026 MDB de MS assina manifesto contra aliança com Lula e defende independência
'Não vou tirar do texto', diz relator da PEC da Segurança sobre redução da maioridade penal 03/03/2026 'Não vou tirar do texto', diz relator da PEC da Segurança sobre redução da maioridade penal