Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2026

DATA: 12/09/2019 | FONTE: campograndenews Chefe do Comando Vermelho na fronteira é resgatado no Paraguai Natural de Capitán Bado, Jorge Teófilo Samudio González, o Samura, atua em Pedro Juan Caballero e tinha sido preso em 2018

O narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González, o Samura, apontado como um dos principais líderes da facção carioca Comando Vermelho na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, foi resgatado ontem(11), em Assunción, capital do país vizinho.

Resultado de imagem para resgate narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González

Jorge Samudio atuava em Pedro Juan Caballero até ser preso no ano passado (Foto: Divulgação)

Natural de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS), Samura, de 47 anos, atua em Pedro Juan Caballero e tinha sido capturado em outubro do ano passado em Bella Vista Norte, outra cidade paraguaia vizinha de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia paraguaia, Samura foi resgatado por vários bandidos armados que trocaram tiros com os guardas que escoltavam o traficante, na região norte de Assunción. Ele é considerado peça-chave do Comando Vermelho por comandar a estrutura que envia a cocaína boliviana através do Paraguai para o Brasil e Europa.

Um agente penitenciário, dois policiais e o comissário da Polícia Nacional Félix Ferrari ficaram feridos a tiros. O comissário foi levado para um hospital, mas morreu em seguida. Três carros foram queimados durante a fuga. Forças policiais cercam a capital paraguaia para tentar recapturar o narcotraficante.

Conforme fontes policiais, outros nove presos fugiram com Samura e cinco já foram recapturados. O resgate ocorreu quando os prisioneiros estavam sendo levados do Presídio de Emboscada, nos arredores de Assunción, para audiências no Poder Judiciário daquele país.

 

Os bandidos armados estavam em pelo menos três carros e dispararam centenas de tiros nas viaturas. Os policiais revidaram, mas não conseguiram impedir o resgate.

Há informação de que um agente penitenciário está preso acusado de ajudar os bandidos. Após o ataque, ele foi flagrado jogando a arma e o celular no telhado de uma casa vizinha ao local. A pista e o celular foram encontrados no telhado.

Samura era um dos narcotraficantes mais procurados do Paraguai nos últimos anos. Em 2011, ele chegou a ser cercado por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) em uma pista clandestina em Concepción, mas conseguiu fugir. No local foram apreendidos 370 quilos de cocaína.

 

Ele só foi preso no dia 10 de outubro do ano passado pela própria agência antidrogas, em Bella Vista, cidade vizinha de Bela Vista (MS). De acordo com a Senad, Samura lidera a célula da facção carioca que opera rotas aéreas de cocaína nos departamentos de Amambay, Canindeyú e Concepción.

Veja abaixo imagens do local onde o narcotraficante foi resgatado:

 

Resultado de imagem para resgate narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González

 

Resultado de imagem para resgate narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González

 

Resultado de imagem para resgate narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González

 

Resultado de imagem para resgate narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González

 

Resultado de imagem para resgate narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González

 

No Cidade Jardim em Naviraí, PM apreende moto e dois adolescentes pela prática de direção perigosa 27/01/2026 No Cidade Jardim em Naviraí, PM apreende moto e dois adolescentes pela prática de direção perigosa
Confronto entre PM e criminosos termina com dois mortos e três feridos em Dourados 27/01/2026 Confronto entre PM e criminosos termina com dois mortos e três feridos em Dourados
Força-tarefa prende 3 por execução de homem em praça de Miranda 27/01/2026 Força-tarefa prende 3 por execução de homem em praça de Miranda
Paciente transplantado de Nova Andradina fica cego após agressão na Capital 27/01/2026 Paciente transplantado de Nova Andradina fica cego após agressão na Capital