Sexta-Feira, 31 de Julho de 2026

DATA: 10/10/2019 | FONTE: campograndenews Moro prorroga permanência da Força Nacional em Caarapó até dezembro Agentes de segurança pública seguem no município para prevenir contra conflitos por terra

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, prorrogou por mais 90 dias a permanência da Força Nacional em Caarapó, distante 283 quilômetros de Campo Grande. Conforme portaria, publicada na edição desta quinta-feira (10) do DOU (Diário Oficial da União), os agentes permanecem no município próximo à fronteira do Brasil com o Paraguai até o dia 28 de dezembro.

Área de conflito entre indígenas e fazendeiros em Caarapó (Foto: Hélio de Freitas/Arquivo)

Área de conflito entre indígenas e fazendeiros em Caarapó (Foto: Hélio de Freitas/Arquivo)

A Força Nacional poderá agir nas ações de policiamento ostensivo, com patrulhamento motorizado, em apoio aos órgãos de segurança pública sul-mato-grossenses. O reforço pretende prevenir contra conflitos agrários por questões fundiárias em Caarapó, além de coibir o tráfico de drogas, armas e munições e o contrabando na faixa de fronteira, em caráter episódico e planejado.

O efetivo disponibilizado deve obedecer a planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação terá apoio logístico da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), responsável pelo suporte e infraestrutura necessária à Força Nacional.

O esquema de segurança reforçado em Caarapó foi considerado necessário a partir de 2016, após divulgação de estudo de identificação e delimitação assinado pela então presidente Dilma Rousseff.

Em junho daquele ano, indígenas da aldeia Tey Kuê decidiram entrar na Fazenda Yvu. Logo depois, em investida de cerca de 200 produtores rurais, funcionários das propriedades e seguranças, seis índios ficaram feridos e um morreu – o agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos.

Portaria mantém Força Nacional na fronteira e aldeias indígenas em MS 24/07/2026 Portaria mantém Força Nacional na fronteira e aldeias indígenas em MS
Exército prepara megaoperação na fronteira a partir de MS 20/07/2026 Exército prepara megaoperação na fronteira a partir de MS
Estudo defende base de cooperação internacional em MS contra crime na fronteira 07/07/2026 Estudo defende base de cooperação internacional em MS contra crime na fronteira
Decreto regulamenta Lei da Segurança Privada no Brasil 10/06/2026 Decreto regulamenta Lei da Segurança Privada no Brasil