
A Polícia Federal criou sua primeira Delegacia Modelo de Investigação e Análise Financeira para impor ritmo mais célere às investigações sobre corrupção e crimes financeiros. A unidade será inaugurada nesta sexta-feira (1º), às 15 horas, na PF de Curitiba, base da Operação Lava Jato, pelo ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e pelo diretor-geral da corporação delegado Maurício Valeixo.
A Delegacia deverá implementar métodos, ferramentas e padrões aplicáveis à investigação e análise em processos voltados ao combate de crimes financeiros e corrupção.
Segundo a Assessoria de Comunicação da PF, o projeto vai funcionar no âmbito da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná.
"Ele deverá institucionalizar boas práticas de sucesso investigativo, com trabalho na plataforma de inquérito digital e-pol, na busca de uma atuação com menos burocracia e mais integração e efetividade na alocação dos recursos investigativos", destacou a PF.
A PF destacou que existe "um esforço para que haja padronização de ações, de conhecimento técnico, de tratamento de dados e rotinas básicas relacionadas a crimes financeiros e de corrupção".
A Delegacia contará com capacitação e treinamento em casos reais difusão de tecnologias, convênios e promoção de intercâmbio com as outras unidades da Polícia Federal.
21/09/2026
Em Naviraí, adolescente de 17 anos tenta fugir de abordagem da PM, bate moto e sofre escoriações
21/09/2026
Após acidente, homem tenta evitar fuga de motorista bêbado e é morto a facadas
21/09/2026
Receita Federal e PF retém 15 t de solvente usado no refino de cocaína
21/09/2026
Falso concurso da Polícia Militar de MS é usado para cobrar taxas de candidatos