Quinta-Feira, 18 de Junho de 2026

DATA: 19/11/2019 | FONTE: Agência Brasil Bolívia transporta alimentos por avião para evitar desabastecimento Bloqueios nas estradas impedem distribuição de itens básicos

Cerca de 400 toneladas de alimentos foram transportados em aviões para abastecer as cidades de La Paz e El Alto, na Bolívia. Bloqueios nas estradas do país estão impedindo a distribuição de itens de primeira necessidade.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Produtivo da Bolívia, Wilfredo Rojo, a ponte aérea para a distribuição de carnes, verduras e ovos está cada vez mais eficiente e será mantida até que terminem os bloqueios. Desde domingo (17), foram transportadas 300 toneladas de carnes (gado, frango e porco), 50 toneladas de verduras e 50 toneladas de ovos.

O transporte dos alimentos está sendo feito por aviões da Força Aérea, além de aeronaves de empresas comerciais como a Boliviana de Aviación (BOA) e Amaszonas.

Rojo inforrmou que o governo está fechando acordos para contratar aviões estrangeiros com maior capacidade de carga para auxiliar na tarefa de manter todas as cidades abastecidas.

O desbastecimento atingiu fortemente as cidades de La Paz e El Alto. Os alimentos são provenientes, principalmente, de Santa Cruz, Beni e Cochabamba.

As negociações, de acordo com o ministro, seguem com países como Brasil, Peru e Chile, que poderiam enviar aviões de carga para a distribuição desses alimentos. O custo do transporte não será repassado à população e correrá por conta do governo.

Preços do petróleo cai ao nível mais baixo desde o início da guerra no Irã 18/06/2026 Preços do petróleo cai ao nível mais baixo desde o início da guerra no Irã
Argumentos dos EUA para impor tarifas “não são legítimos”, diz ministro 05/06/2026 Argumentos dos EUA para impor tarifas “não são legítimos”, diz ministro
Governo dos EUA propõe nova tarifa de 25% sobre produtos brasileiros 02/06/2026 Governo dos EUA propõe nova tarifa de 25% sobre produtos brasileiros
Brasil propõe pacto regional contra feminicídio no Mercosul 23/05/2026 Brasil propõe pacto regional contra feminicídio no Mercosul