
Tornado atingiu a região rural de Vicentina - distante 250 quilômetros de Campo Grande - neste sábado (30) e intrigou quem testemunhou o fenômeno no município, localizado na região centro-sul do Estado.
Vídeos e fotos da tromba de terra tomaram as redes sociais. Nas imagens, o tornado aparece isolado de qualquer indício de tempestade. Confira:
Em publicação, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) confirmou a veracidade do evento em Vicentina e classificou o tornado como do tipo landspout.
O fenômeno, segundo o Cemtec, “não surge da rotação organizada em escala de tempestade e, portanto, não está associado a uma nuvem de parede (murus) ou a um mesociclone”.
A publicação apontou ainda que “as trombas de terra são normalmente observadas abaixo do cúmulo-nimbo (nuvem caracterizada por grande desenvolvimento vertical) ou das nuvens Cumulus congestus (de contornos nítidos e base aplainada).
Na maior parte dos casos, o tornado landspout não passa de um turbilhão de poeira e é o equivalente terrestre das trombas d'água.
O meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, também comentou sobre o fenômeno. Segundo ele, o evento pode ser chamado de tornado, caracterizado quando a tromba atinge o solo.
27/01/2026
Naviraí credencia operadoras para gerir R$ 12 milhões em vale-alimentação
21/01/2026
Prefeito de Ladário proíbe uso de redes sociais e gravação de vídeos durante expediente
15/01/2026
Lei proíbe corte de água em casas com pessoas doentes e acamadas na Capital
14/01/2026
Dourados ganha voo diário para SP e amplia conexão com o Brasil e exterior