Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2026

DATA: 29/01/2020 | FONTE: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul Livre concorrência: Detran-MS explica que mercado é quem define valor da Placa Mercosul

Apesar de emitir a guia para que o proprietário de veículos pague taxas de renovação de documentos, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta que não se responsabiliza sobre valores cobrados por empresas de emplacamento para a nova PIV (Placa de Identificação Veicular), a chamada Placa Mercosul.

Conforme a Resolução 780 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), “os estampadores credenciados deverão realizar, sob sua única, exclusiva e indelegável responsabilidade, a comercialização direta com os proprietários dos veículos, sem intermediários ou delegação a terceiros a qualquer título, definindo de forma pública, clara e transparente o preço total da PIV”.

Também é de responsabilidade das empresas credenciadas, dispor aos consumidores, informações “adequadas, claras e precisas sobre todas as etapas e procedimentos relativos à produção, estampagem e acabamento” das placas, além do preço final.

Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Rocha, caso o proprietário de veículo sinta-se lesado, de alguma forma, ele deve procurar diretamente o Procon, que é o órgão responsável em defesa do consumidor.

“Nós não podemos, não devemos e não iremos regular preço de placas. Quem define os preços são as empresas devidamente credenciadas pelo Detran e Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)”, enfatizou Rocha.

 

Por Vivianne Nunes – Detran/MS

 

Carteira de Identidade Nacional possibilita ter conta ouro no GOV.BR 25/09/2026 Carteira de Identidade Nacional possibilita ter conta ouro no GOV.BR
Naviraí recebe oficina fortalecer associações e orientar captação recursos 24/09/2026 Naviraí recebe oficina fortalecer associações e orientar captação recursos
Mais etanol, menos quilômetros? O que pode mudar com a gasolina E35 24/09/2026 Mais etanol, menos quilômetros? O que pode mudar com a gasolina E35
Brasil trata como secundário rótulo de terrorista dado a PCC e CV 24/09/2026 Brasil trata como secundário rótulo de terrorista dado a PCC e CV